O drama “Não Volte Mais”, que ganhou prêmios em festivais em Nova York e no Reino Unido, será exibido dentro do coquetel de estreia do espetáculo, nesta quarta-feira (11), no Centro Cultural Sesc Glória
Após a participação em 13 festivais no Brasil e no exterior, com estreias nos Estados Unidos e na Inglaterra, o filme capixaba “Não Volte Mais” estará entre as produções homenageadas da VII Mostra Sesc de Cinema. O coquetel de estreia será realizado nesta quarta-feira (11), às 19h, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. O drama dirigido por Danyel Sueth e Diego Scarparo será exibido durante o evento, que vai reservar 20 produções capixabas selecionadas para a exibição, nos dias 11 e 18 de junho.
A estreia desta quarta-feira vai contar com a presença dos diretores e da equipe de produção do filme, que terá novas exibições dentro da programação, no dia 12 de junho, às 15h; no dia 26 de junho, às 17h30; e no dia 27 de junho, das 14h30 às 16h . As sessões têm entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro ou pelos links disponibilizados pelo Centro Cultural Sesc Glória.
A VII Mostra Sesc de Cinema apresenta um panorama do cinema independente brasileiro contemporâneo, até dia 28 de junho, com 58 filmes em cartaz, sendo 30 produções capixabas.
Para o diretor Diego Scarparo, a inclusão de “Não Volte Mais” na mostra vem coroar uma carreira bem-sucedida pela produção, desde sua estreia, em março do ano passado, na cidade de Alegre, onde foram feitas as locações.
Em um ano de presença no circuito exibido, o drama conquistou os prêmios de “Melhor Filme” no Honor Film Festival, em Nova York (EUA); e de “ Melhor Filme” pelo júri popular na Lift Off Global Network (Inglaterra). No Brasil, foi laureado com o prêmio de “Melhor Fotografia” no Festival Cine Santo André, de Santo André (SP).
“O filme tem feito uma carreira bonita, o que nos enche de orgulho. A seleção oficial para diversos festivais e premiações é um reconhecimento importante para o trabalho e para a promoção do filme junto ao público”, comemora Scarparo. O diretor, ator e roteirista Danyel Sueth demonstra otimismo com o momento atual do cinema nacional: “As premiações internacionais dão um peso específico na trajetória do filme, mas os festivais no Brasil e no Espírito Santo também têm sido incríveis, onde conseguimos normalmente conhecer outros realizados, trocar ideia com o público e fortalecer o movimento do audiovisual no Brasil”, destaques.
Roteiro
Selecionado pelo Edital 022/21 – Produção de Curta e Média-metragem de Ficção e Animação, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), o filme “Não Volte Mais” tem como ponto de partida o reencontro entre dois irmãos após longo período de afastamento.
No roteiro, Beni (Danyel Sueth) vai visitar o irmão mais velho, Nicolas (Ivan Forneron), na antiga casa da família onde foram criados. A trama se passa numa cidade pequena, no interior do país, onde a vida das pessoas é uma comum às outras e muitos tabus e julgamentos podem permanecer vivos para sempre. Durante uma visita, traumas do passado que ocasionaram a derrocada da família vem à tona.
“Não Volte Mais” se propõe envolver o espectador dentro de um contexto repleto de valores humanistas, com a história sendo desvendada em camadas, e que surpreende o público com um desenvolvimento instigante.
Multilinguagem
“Não Volte Mais” é a primeira experiência de Danyel Sueth no cinema. Artista multilíngue, sua escola é o teatro, não qual desenvolve projetos de pesquisa e criação com o Grupo Teatral Caparaó. Na música, atua em carreira solo e como vocalista e guitarrista da banda de rock Estado de Sítio, que está completando 24 anos de estrada e possui dois álbuns lançados. Paralelamente produz trabalhos na área literária, tendo publicado os romances “Os Dalmarco” (2017, Ed. Cousa) e “Depois que o Sol se Põe” (2019, Ed. Patuá), ambos premiados pelo Edital de Produção e Difusão Literária da Secult-ES. período>
Para a codificação de “Não Volte Mais”, Danyel convidou a experiência realizada pelo realizador Diego Scarparo, que possui mais de 60 seleções em festivais de cinema e TV, bem como 13 premiações. Entre os filmes dirigidos por Scarparo destacam-se “Este é o seu Corpo” e “A Mesa no Deserto”, lançados em 2017, e “Marraia”, de 2024, que também será homenageado na VII Mostra Sesc de Cinema.
- VII MOSTRA SESC DE CINEMA:
Coquetel de premiação com exibição do filme “Não Volte Mais”
Direção: Danyel Sueth e Diego Scarparo
Data: 11 de junho (quarta-feira)
Horário: 19h
Sala de Cinema Cariê Lindenberg – 2° andar
Local: Centro Cultural Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro, Vitória (ES), 29010-002
- PREMIAÇÕES DO FILME “NÃO VOLTE MAIS”:
- “Melhor Filme” pelo júri popular no First-Time Filmmaker Sessions, no Lift-Off Global Network (Inglaterra)
- “Melhor Fotografia” no Festival Cine Santo André, Santo André/SP
- “Melhor Filme” no Honor Film Festival, Nova York (EUA)
- PARTICIPAÇÃO EM FESTIVAIS:
- Sessões Lift-Off Cineasta do Lift-Off Global Network (Reino Unido)
- Sessões Cineasta Estreante do Lift-Off Global Network (Inglaterra)
- Pensamento Cinema SESC – Palmas/TO
- Festcine Pedra Azul 2024 – Domingos Martins/ES
- Sessões Estreante Cineasta – Curtas Novas Vozes do Lift-Off Global Network (Inglaterra)
- Sessões Lift-Off Cineasta do Lift-Off Global Network Buckinghamshire (Reinbo Unido)
- Sessões Lift-Off Filmmaker – Curtas – Criadores de Tendências e Pioneiros do Lift-Off Global Network, Londres (Inglaterra)
- Festival de Cinema Lift-Off de Los Angeles 2024 – Curtas-metragens – Los Angeles (EUA)
- Festival de Cinema Independente de Manaus (AM)
- Festival Internacional “Tudo Que Se Move” – São Paulo (SP)
- VII Mostra SESC de Cinema (ES)
- Festival Cine Santo André – Santo André (SP)
- Festival de Cinema de Honra 2025 – Nova York (EUA)
- FICHA TÉCNICA:
Direção: Danyel Sueth e Diego Scarparo
- FILME “NÃO VOLTE MAIS” NAS REDES: