A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) passou a integrar, oficialmente, o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, iniciativa do Governo Federal por meio da Controladoria-Geral da União (CGU). A assinatura do termo de adesão foi realizada nesta quinta-feira (2), durante reunião com presidentes dos sindicatos industriais ligados à Federação.
Com a adesão, a Findes assume, de forma voluntária, um compromisso público com a integridade empresarial em todo o seu ciclo de atuação. A iniciativa da CGU busca mobilizar empresas e entidades privadas que atuam no Brasil a adotar práticas que promovam um ambiente de negócios ético, transparente e sustentável.
“Ao aderirmos ao Pacto, reforçamos a missão da Findes em ser referência não só em desenvolvimento industrial, mas também em toda a agenda ESG. Neste caso, estamos falando de governança e boas práticas que inspiram confiança e credibilidade. E, novamente, reafirmamos que a indústria capixaba quer ser protagonista de um futuro mais ético, transparente e competitivo. Integridade é o que sustenta a inovação e o desenvolvimento”, destacou o presidente da Findes, Paulo Baraona.
Desde sua criação, em 2024, o pacto já conta com cerca de 700 empresas signatárias em todo o Brasil. Com a inclusão da Federação, passam a ser 12 instituições aderentes ao compromisso. A Findes é, inclusive, a primeira federação do Espírito Santo e a quarta do país a formalizar a adesão.
Referência nacional em integridade empresarial
A assinatura do termo aconteceu durante a Semana da Integridade da Findes e contou com a presença do superintendente da CGU no Espírito Santo, José Euclides Cavalcante, e do auditor federal de Finanças e Controle da CGU-ES, Thiago Braga Smarzaro.
“Quando o Governo Federal assinou o Pacto Global da ONU, assumiu o dever de implementar ações voltadas à integridade, e uma delas é envolver o setor empresarial nesse movimento. A adesão da Findes como apoiadora institucional é estratégica, porque reforça a importância de disseminar a integridade junto às empresas capixabas”, afirmou Cavalcante.
A gerente de Compliance e Integridade da Federação, Viviane Dias, reforçou que a adesão é reflexo do compromisso diário da Findes com a ética e a transparência.
“Queremos ser referência e exemplo em integridade para a indústria capixaba e, como apoiadores, vamos incentivar a disseminação dessas boas práticas junto às empresas e sindicatos”, destacou.
Mais um passo na agenda ESG
A adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial soma-se a outras importantes iniciativas já assumidas pela Findes nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, a Federação foi a primeira instituição associativa do Estado a formalizar compromisso com o Pacto Global da ONU, assumindo os dez princípios universais da organização nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
Sobre o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
Criado pela Controladoria-Geral da União, o Pacto Brasil é uma iniciativa que convida empresas brasileiras a firmarem um compromisso público com a ética e a integridade, promovendo um ambiente de negócios mais transparente e responsável.
Entre os benefícios da iniciativa para a sociedade estão:
Disseminação de boas práticas de integridade
Estreitamento do diálogo entre setor público e privado
Fortalecimento da cultura de integridade nas empresas
Instrumento de transparência e controle social
Saiba mais: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/integridade-privada/pacto-brasil
