Uma ação de fiscalização realizada pela Prefeitura de Vila Velha nas praias da Costa, do Ribeiro e de Itapuã resultou na notificação de 23 embarcações e na apreensão de outras duas nesta sexta-feira (18). Os responsáveis pelos barcos notificados têm um prazo de 20 dias para regularizar a situação. A operação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, em parceria com a Coordenação de Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
O objetivo da ação foi identificar e notificar embarcações abandonadas ou em situação irregular, que oferecem riscos ao meio ambiente, à segurança pública e ao ordenamento da faixa litorânea. O descumprimento da notificação poderá resultar em multa, remoção compulsória das embarcações e responsabilização legal.
A operação começou pela Praia da Costa, onde nove embarcações foram notificadas. Em seguida, na Praia do Ribeiro, outras quatro receberam o selo de notificação, sendo duas apreendidas pela Coordenação de Posturas. Já em Itapuã, mais dez barcos foram notificados.
“As embarcações notificadas estavam em situação irregular e, na ação, constatamos que muitas delas representavam risco sanitário e para a segurança da população, além de interferirem na ordenação da orla Canela-Verde”, afirmou o subsecretário municipal de Agricultura e Pesca, Fábio Barcellos.
Ainda segundo Barcellos, caso os proprietários não regularizem a situação dentro do prazo estipulado, os barcos serão removidos para o depósito da Gerência de Posturas.
Foto: PMVV