O Governo do Espírito Santo divulga nesta segunda-feira (6) o edital do novo concurso da Polícia Civil. Serão 1.052 vagas para o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP), com salário inicial de R$ 8.539,34. A prova está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2026.
As inscrições ficarão abertas entre 16 de outubro e 16 de novembro, exclusivamente pelo site da banca organizadora, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, ao lado do vice-governador Ricardo Ferraço, do secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, e do delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.
“É a maior recomposição de efetivo da história da Polícia Civil e da segurança pública capixaba. Serão mais mil novos investigadores para reforçar nosso trabalho e garantir mais segurança à população”, afirmou Casagrande.
Já Ferraço destacou o impacto do concurso no fortalecimento do programa Estado Presente:
“Estamos ampliando os efetivos das forças de segurança e entregamos no mesmo dia a nova Delegacia Regional de Aracruz, já com Sala Marias. É uma ação histórica para o Espírito Santo.”
Nova carreira na PCES
Criado pela Lei Complementar nº 1.093, sancionada em novembro de 2024, o cargo de OIP reúne funções que antes eram divididas entre investigador, escrivão e agente de polícia. A nova estrutura visa modernizar e integrar a atividade investigativa.
A seleção incluirá provas objetivas, exames físicos e psicológicos, investigação social e curso de formação. Os aprovados terão jornada de 40 horas semanais, podendo atuar em regime de plantão. A progressão na carreira será baseada em desempenho e tempo de serviço.
Mais informações estarão disponíveis no site oficial da Polícia Civil: www.pc.es.gov.br