Equipamento conta com câmeras 360°, reconhecimento facial, leitura de placas e conexão direta com o Ciodes 190
A tradicional comunidade da Ilha das Caieiras, em Vitória, acaba de ganhar um reforço tecnológico para a segurança pública. Foi instalado no local um moderno totem de vigilância, equipado com câmeras 360°, reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, botão de emergência e comunicação direta com o Ciodes 190, possibilitando o acionamento imediato das forças policiais.
A iniciativa é fruto de uma articulação do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) junto ao governador Renato Casagrande (PSB) e ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), por meio de indicação parlamentar apresentada pelo deputado.
Lideranças participam da foto oficial, que marcou a inauguração do totem de segurança do polo gastronômico
A inauguração do equipamento foi realizada na quarta-feira (24) e contou com a presença de autoridades estaduais e locais, como o diretor-geral da Polícia Civil, delegado José Darcy Arruda, o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB), vereadores de Vitória e lideranças comunitárias.
Segurança com inteligência
Durante o evento, o governador Casagrande ressaltou que o totem representa um avanço nas ações de segurança pública:
“Entregamos, na Ilha das Caieiras, mais um totem de segurança. O equipamento tem comunicação direta com o Ciodes, câmeras 360 graus, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos furtados ou roubados. É um posto de polícia eletrônica à disposição da comunidade, que está crescendo e recebendo investimentos importantes”, afirmou.
Já Gandini destacou o uso estratégico da tecnologia:
“Quando estive na prefeitura, como secretário municipal, implementamos o Cerco Inteligente, mostrando que segurança se faz com inteligência. O totem é a presença da polícia em tempo real, um DPM eletrônico que otimiza a atuação das forças de segurança. A comunidade da Ilha das Caieiras ganha mais tranquilidade, e vamos seguir lutando para levar essa tecnologia a outras regiões de Vitória”, afirmou o deputado.
Tecnologia integrada e impacto social
O novo totem faz parte do programa Estado Presente em Defesa da Vida e se integra ao Cerco Inteligente, sistema de monitoramento em tempo real implantado em diferentes pontos da capital. Outra unidade, também solicitada por Gandini, já foi instalada na orla de Camburi, próximo ao Parque Atlântico, e será ativada nos próximos dias.
Experiências em outros estados mostram que a presença de totens com essas funcionalidades pode reduzir significativamente furtos, vandalismo e homicídios nas áreas monitoradas.
Além do avanço na segurança, Gandini lembrou os investimentos estruturais em andamento na região, como as obras de esgotamento sanitário que integram o projeto de requalificação da Grande São Pedro:
“É gratificante ver um planejamento sair do papel e transformar a vida das pessoas. Quando captamos recursos no BID, com participação da Cesan e do governo do Estado, estávamos falando de R$ 700 milhões. Hoje vemos essa obra acontecendo e mudando a realidade da Grande São Pedro. É resultado de parceria e visão de futuro”, completou.
Foto: Wilbert Suave.