O Governo do Espírito Santo publicou, nesta quarta-feira (20), o edital de licitação para a construção de duas novas estações do Aquaviário, ambas em Vitória: uma na Praça Pio XII, no Centro, e outra no antigo Terminal Dom Bosco.
As obras, que devem ser concluídas em até 18 meses, ampliam a rede do sistema de transporte hidroviário, integrado ao Transcol, e atendem a demandas de moradores e comerciantes da região.
Segundo o governador Renato Casagrande, o objetivo é ampliar as opções de deslocamento pela Baía de Vitória. “O Aquaviário é um sucesso. Não transporta um grande volume de passageiros, mas é essencial para quem vive ou trabalha próximo às estações e ainda fomenta o turismo na nossa baía”, afirmou.
Além das duas novas estações, a Estação Rodoviária passa por ampla reforma, somando três frentes de obras simultâneas no sistema. Desde que entrou em operação, em 2023, o Aquaviário já transportou centenas de milhares de passageiros e recebeu melhorias como aumento de viagens, novas embarcações, programações especiais e pagamento por aproximação.
Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, a expansão fortalece a integração metropolitana. “O Aquaviário já se consolidou como alternativa ao trânsito diário e também como atrativo turístico. Agora, com mais estações, vamos oferecer ainda mais opções para a população”, destacou.