Uma importante ferramenta utilizada na rotina da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) acaba de ser ampliada. A partir desta terça-feira (22), entra em operação a nova versão web do sistema Guarda Online, desenvolvida pela Gerência do Centro Integrado de Monitoramento (Gciom). A novidade promete melhorar a organização das demandas operacionais e agilizar procedimentos administrativos do efetivo.
Lançado originalmente em 2020, o Guarda Online fez da Guarda de Vitória a primeira força de segurança a contar com um aplicativo próprio voltado para o atendimento das ocorrências registradas via Ciodes-190. Com o app, as equipes passaram a receber e responder aos chamados diretamente pelos dispositivos móveis.
A nova versão, agora acessível via navegador, incorpora funcionalidades da Intranet administrativa, como solicitações de permutas e dispensas, cautela de equipamentos e o Diário Operacional. Além disso, traz novidades como o envio de documentos direcionados, novo modelo de relatório operacional e integração total das informações em uma única plataforma.
Durante a apresentação da ferramenta nesta terça (22), Leonardo Rodrigues, do Ciom, destacou que desde 2023 parte do efetivo já utiliza o Guarda Online em smartphones e tablets, onde é possível registrar equipes, pontos e horários de planejamento, além de descrever ações como blitz, operações em escolas, atendimentos e ocorrências diversas. A plataforma também permite documentar qualquer intercorrência durante a escala de trabalho.
“O novo sistema integra completamente a versão web e o aplicativo, com dados sincronizados em tempo real e sem duplicidade. Com isso, cada guarda municipal poderá visualizar seu perfil administrativo completo, o histórico de atendimentos, além de acessar cursos e capacitações diretamente pelo sistema, mantendo tudo registrado”, explicou o gerente do Gciom, Sedrik de Andrade.
A ampliação do sistema também contou com o apoio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Vitória. Com a nova aplicação, os agentes poderão realizar ainda mais tarefas diretamente pelo aplicativo, otimizando a rotina de trabalho com mais agilidade e modernidade.
“Com os dados inseridos, conseguimos fazer uma gestão mais eficiente de recursos e do efetivo, pois passamos a ter um panorama detalhado da atuação diária da corporação. Agora vamos ampliar essas ferramentas e qualificar ainda mais o gerenciamento de pessoal e das atividades operacionais. Mais uma vez, a Guarda de Vitória está na vanguarda do uso da tecnologia na segurança viária e pública”, ressaltou o secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni.