Histórias de superação e apoio marcam o Dia Internacional da família no ES

Nesta quinta-feira (15 de maio), comemora-se o Dia Internacional da Família, uma data instituída pela ONU para destacar a relevância das relações familiares na formação de crianças e adolescentes. A ocasião inspira reflexões sobre o papel da família no desenvolvimento educacional, especialmente em países como o Brasil, onde os desafios sociais frequentemente limitam o acesso à educação de qualidade. Nessas circunstâncias, o apoio familiar pode ser fundamental para transformar trajetórias de vida.

No Espírito Santo, uma história que exemplifica essa força vem do interior do estado. A auxiliar administrativa Shirles Adriana Kieper, de 51 anos, decidiu mudar sua vida quando seu filho, Karl, de 15 anos, foi aprovado em um concorrido processo seletivo do Instituto Ponte — ONG que atua como uma ponte para a ascensão social por meio de oportunidades educacionais de excelência, utilizando uma metodologia de formação integral. Para que Karl pudesse estudar em Vitória, Shirles deixou sua cidade natal, São Gabriel da Palha, e enfrentou um recomeço na capital.

Shirles Adriana Kieper, de 51 anos, ao lado do seu filho, Karl, de 15 anos

“Foi um processo muito difícil. Chegamos sem casa, sem emprego e com muito receio. Eu chorava escondida, pensando se conseguiria trabalho. Mas o olhar do Karl, a determinação dele… Isso me dava forças todos os dias”, relata Shirles, emocionada.

Ela destaca que Karl sempre teve sede de conhecimento, buscando conteúdos além da escola desde pequeno. Quando foi aprovado no processo seletivo do Instituto Ponte e soube que teria melhores oportunidades de ensino, ficou radiante. “Aquele momento foi um divisor de águas para a gente”, afirma.

A história de Karl reflete a realidade de muitos estudantes atendidos pelo Instituto Ponte, que atualmente apoia mais de 360 alunos ativos de 12 estados e 104 municípios do país. Para a coordenadora de Projetos de Ensino do Instituto, Leia Brag, o envolvimento familiar faz toda a diferença no desenvolvimento escolar e emocional dos jovens.

“A principal diferença está no fortalecimento emocional. Um jovem que conta com uma família presente — e aqui entendemos ‘família’ como uma rede de apoio, independentemente de sua configuração — tem muito mais chances de se desenvolver de forma saudável”, explica Leia.

Segundo ela, o fundamental é que o jovem se sinta respeitado, desafiado e acolhido. “É nesse ambiente que ele se prepara para enfrentar os desafios profissionais e as relações sociais da vida adulta. O apoio familiar não elimina as dificuldades, mas fortalece o jovem emocionalmente para enfrentá-las”, acrescenta.

No caso de Karl, a mudança para a capital exigiu adaptação e maturidade emocional. O adolescente, que estudava em uma escola pública no interior, agora frequenta a Escola Americana de Vitória (EAV), uma das iniciativas do Instituto Ponte. A escola oferece aulas no contraturno, curso de inglês, orientação pedagógica, apoio psicológico e a possibilidade de bolsas em instituições parceiras.

“Quando o jovem ingressa em uma nova escola, ele precisa se sentir seguro para ocupar aquele espaço, sentir-se incluído e respeitado. Isso só é possível com uma base familiar que empodera e transmite confiança”, reforça Leia.

O Instituto Ponte também atua no fortalecimento dos laços familiares por meio de formações mensais para os pais, rodas de conversa com especialistas e projetos de orientação de vida e carreira. Além disso, um conselho de pais participa ativamente das atividades, criando uma rede de acolhimento e apoio mútuo.

Para Shirles, essa rede de apoio foi essencial. Hoje, mais de um ano após a mudança, ela vê os frutos da decisão corajosa que tomou.

“Não tenho dúvidas de que tudo valeu a pena. Quando vejo meu filho com brilho nos olhos, se dedicando aos estudos e sonhando alto, só consigo agradecer”, conclui.

O Instituto Ponte segue promovendo a ascensão social em apenas uma geração. Segundo dados da organização, 93% dos estudantes são aprovados em vestibulares até um ano após o fim do ensino médio e 100% concluem essa etapa na idade adequada — um resultado que contrasta com a média nacional de 73,3%, conforme dados do IBGE.

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Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

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