IAN 2025: Doze municípios do ES são destaque em ambiente de negócios

Doze municípios capixabas foram homenageados nesta segunda-feira (17) durante o lançamento do Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) 2025, produzido pelo Observatório da FINDES. O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo, reuniu prefeitos, parlamentares, empresários e autoridades de diversas regiões do Estado.

As cidades de Dores do Rio Preto (Cluster 1), Marilândia (Cluster 2), Venda Nova do Imigrante (Cluster 3), Aracruz (Cluster 4), Vitória (Cluster 5) e Domingos Martins (Cluster 6) receberam homenagem por alcançarem o primeiro lugar em seus respectivos clusters no IAN 2025. Já Jaguaré (Cluster 1), Pinheiros (Cluster 2), Santa Teresa (Cluster 3), Jerônimo Monteiro (Cluster 4), Vila Velha (Cluster 5) e Mimoso do Sul (Cluster 6) foram reconhecidos pela melhor evolução do indicador no período de 2019 a 2025.

Durante a solenidade, o presidente da FINDES, Paulo Baraona, destacou o esforço conjunto dos municípios na melhoria do ambiente de negócios.

“Apresentamos hoje um registro do esforço cotidiano de cada município, do compromisso de cada gestão e da capacidade de transformar organização e foco em resultados concretos. Não se trata de um salto isolado: é uma construção coletiva, sustentada por planejamento, disciplina e compromisso com o cidadão”, afirmou.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, ressaltou a importância do indicador para gestores e empreendedores.

“O Espírito Santo tem um bom ambiente de negócios. Temos um estado pequeno em extensão, mas forte nas ações. Sabemos que ainda temos grandes desafios, mas os municípios estão bem organizados”, disse.

O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, reforçou o papel estratégico dos indicadores do IAN.

“Os dados do IAN são fundamentais para construir um Espírito Santo cada vez melhor. As informações qualificam políticas públicas do nosso Estado e dos nossos municípios. Temos aqui uma ambiência favorável para a atração de negócios e de investimentos”, destacou.

O deputado federal e líder da bancada capixaba no Congresso Nacional, Josias Da Vitória, lembrou que a integração entre setores público e privado fortalece a gestão municipal.

“A iniciativa privada tem um olhar um pouco mais à frente, ela que dialoga com outros países, que têm maiores informações. Indicadores como o IAN, quando compartilhados com quem está governando os municípios, fazem com que os gestores tenham maior eficácia no trabalho que realizam e na relação que têm com o setor privado”, afirmou.

Já o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou a relevância do indicador para inspirar outras regiões do país.

“O Indicador da FINDES é um farol para a gestão pública dos municípios. O diagnóstico que recebemos em 2021, por exemplo, ajudou a construir políticas públicas municipais que temos hoje em Vitória”, lembrou.

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.