O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém até a próxima segunda-feira (29) o alerta vermelho — nível máximo de risco — para a onda de calor que atinge áreas do Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. As temperaturas estão cerca de 5°C acima da média histórica desde o dia 23.
No Espírito Santo, o alerta inclui o Sul do Estado, com destaque para a região de Cachoeiro de Itapemirim. Rio de Janeiro e São Paulo estão totalmente sob alerta vermelho, assim como áreas do Norte do Paraná, Sul de Minas Gerais e Leste do Mato Grosso do Sul.
Segundo o Ministério da Saúde, o risco é maior em áreas urbanas por causa do efeito de ilha de calor. Os grupos mais vulneráveis são idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas e a população em situação de rua.
Sinais de alerta incluem transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras e diarreia. A orientação é buscar atendimento de saúde diante de sintomas e adotar medidas preventivas, como hidratação constante, roupas leves, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e priorizar refeições leves.
