Neste módulo, Energy Starter busca soluções que possam suportar consumidores no caminho para a descarbonização; no Brasil, temática vai ao encontro da abertura do mercado livre e traz oportunidades para o desenvolvimento de negócios
Estão abertas até o dia 15 de fevereiro as inscrições para o terceiro e último módulo da 9ª edição do Energy Starter, programa global de inovação aberta da EDP voltado ao desenvolvimento de negócios para desafios do setor energético. A iniciativa é direcionada a startups com soluções inovadoras alinhadas às áreas estratégicas da companhia e que buscam escalar seus negócios de forma acelerada.
O módulo Soluções para Clientes é voltado a iniciativas que auxiliem consumidores no processo de descarbonização, com propostas que permitam rápida implementação e operação eficiente da geração descentralizada de energia. No Brasil, o tema ganha relevância diante do avanço gradual da abertura do mercado livre de energia, criando oportunidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas a esse novo cenário. As startups interessadas podem se inscrever por meio do site theenergystarter.com/client-solutions.
Após o período de inscrições, os projetos passarão por uma etapa de pitch online. As startups selecionadas avançam para um bootcamp presencial, que será realizado nos dias 27 e 28 de maio, com foco na aceleração de projetos-piloto e no desenvolvimento de negócios em parceria com a empresa.
Os projetos escolhidos no Energy Starter terão financiamento integral da EDP e acesso a ativos em operação, além de acompanhamento contínuo para garantir a adequação das soluções às demandas do setor energético e às necessidades da companhia. A proposta do programa é acelerar a jornada das startups rumo à viabilidade comercial, criando condições para parcerias de longo prazo que contribuam para o avanço da transição energética.
Com operação comercial em quatro continentes, a EDP atende mais de três milhões de clientes residenciais e empresariais. A empresa é líder no fornecimento de eletricidade em Portugal, referência em energia solar descentralizada para empresas na Europa e uma das principais fornecedoras globais de energia renovável com contratos de longo prazo. No Brasil, a companhia foi pioneira na comercialização varejista de energia, em 2018, antecipando a abertura do mercado livre, e atualmente se mantém entre as cinco maiores do segmento, reforçando sua atuação e solidez no mercado energético nacional.
