O Instituto Neymara Carvalho (INC), localizado em Barra do Jucu, Vila Velha (ES), completa 20 anos de atividades e vai comemorar com um grande aulão de bodyboarding neste sábado (16). O evento reunirá 150 inscritos, entre alunos do projeto e crianças e jovens da comunidade local, celebrando duas décadas de dedicação ao esporte e à formação cidadã.
Fundado e comandado pela pentacampeã mundial de bodyboarding Neymara Carvalho, o Instituto já atendeu mais de 4 mil crianças e jovens e impactou indiretamente cerca de 12 mil pessoas por meio de suas famílias. Entre os talentos revelados, estão nomes de destaque no cenário nacional e internacional, como Luna Hardman e Bianca Simões, ambas capixabas.
A história começou com o projeto Escola Gordinho de Bodyboarding, primeira escola social da modalidade no Brasil, criada por Anderson Pinto Santos, o “Gordinho”. Neymara, que era madrinha do projeto, transformou a iniciativa no Instituto Neymara Carvalho, em 2005, com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio do edital ArcelorMittal Investe.
“O desejo com o Instituto era devolver para a minha comunidade o que o esporte me proporcionou: oportunidades, viagens, conhecimento, crescimento pessoal e profissional. Queria mostrar para as crianças do meu entorno que o esporte vale a pena”, afirma Neymara, ao lado da filha Luna.
Gordinho, que segue como instrutor, reforça o espírito da iniciativa:
“Não somos só um Instituto, somos uma família. Educamos, ensinamos e formamos campeões na vida e no esporte, com humildade, amor e fé. É uma honra fazer parte dessa história”.
Talentos formados pelo Instituto
Ao longo dessas duas décadas, o INC formou atletas que se destacaram em competições de alto nível:
Guilherme Montenegro – disputa atualmente o título mundial Pro Junior;
Bianca Simões – revelação do Circuito Brasileiro Profissional e Top 8 no Circuito Mundial Pro Junior;
Luna Hardman – bicampeã mundial no Pro Junior e destaque na categoria Profissional.
A festa deste sábado promete ser mais que uma comemoração: será um encontro de gerações que ajudaram a consolidar o Instituto Neymara Carvalho como referência nacional no bodyboarding social e competitivo.