“A gratidão vem antes de qualquer coisa”, meu saudoso pai.
Me deparei, neste final de tarde, em @sitioduasaugustas, a pensar em como não canso de apreciar a vista da minha varanda, de frente para o mar, nas madrugadas, nos amanheceres, ao longo de todo o dia com a brisa fresca, no entardecer e também à noite. Um sentimento de profunda gratidão me assaltou.
Sim, gratidão! Por tudo que passei nessa vida! Gratidão por tudo que Deus me deu e, inclusive, pela sabedoria de aprender a gostar do que Ele reservou para mim: nascer do ventre de Dona Augusta é uma glória sem fim, tamanha é a sua generosidade, hombridade e dedicação à família; meu pai, Euclério Sampaio, que, particularmente, me ensinou muitas coisas e, em especial, a ter o meu próprio julgamento sobre o que me ensinava, falando sempre em Maria Santíssima e gratidão; meus irmãos, que crescemos juntos e passamos por muitas coisas juntos, sendo “nove elos de uma mesma corrente”; minha Rosemeri, amor à primeira vista, e já vamos 42 anos juntos; meus filhos, Luiza Augusta e João Filho; meus netos, Jorge Henrique, Enzo e Martino; meus sobrinhos e toda a parentela.
Sim, gratidão! Por enxergar como sou pequeno, mas como meu Deus sempre me socorreu. Sempre! Sempre ouvindo minhas orações e me dando muito mais do que pedi, merecia ou poderia imaginar! (Efésios 3:20)
Sim, gratidão! Por, às vezes, me fazer percorrer um caminho mais longo para conseguir meus objetivos. Quando, ao invés de ter feito de mim um profissional de outra área, fez de mim advogado, onde conforto pessoas e compartilho os meus poucos conhecimentos, sempre em busca da Justiça.
Meu olhar sempre atravessou entraves para buscar a “Dona Justiça”. Mas me fez estudante logo cedo, e comecei a trabalhar muito cedo também. Tudo isso forjou o homem que sou.
Sim, gratidão! Por meus amigos, meus colegas advogados, meus amigos de todos os lugares onde trabalhei por toda a vida, meus funcionários, enfim. É lindo ver um aprendiz passar por você, te ultrapassar e seguir adiante. Foram muitos e muitos.
Sim, gratidão! Por esse lugar, @sitioduasaugustas. Passava por essa rodovia ES-010, nos anos 80 e 90, no sentido Aracruz, onde tive muitas causas, e ficava encantado com esse litoral. Parece que Deus viu esse encantamento, e esse lugar caiu como uma oportunidade única em minhas mãos. Trabalhei duro aqui, é verdade. Aqui moram trabalhadores com suas famílias, e o lugar se sustenta.
Em os mais sábios ensinamentos, temos a gratidão como alicerce básico da formação moral de um ser humano.
É muita coisa para agradecer, em especial hoje, dia 06 de janeiro, mas o orgulho do passado, o prazer do dia a dia do presente nas pequenas coisas e a esperança no futuro me fazem grato por demais.
Obrigado, meu Deus! Meus amigos, minha família, funcionários, clientes, colegas do mundo jurídico e dos locais onde trabalhei, meus professores e colegas do Grupo Escolar Professor Cerqueira Lima, Colégio Afonso Schwab, Colégio Passionista e UFES.
João Batista Dallapiccola Sampaio é advogado militante há 39 anos
