O carnaval do Brasil começa no Espírito Santo. Aliás, já começou! No último dia 10, tiveram início os ensaios técnicos das escolas de samba, no Sambão do Povo.
Imperatriz do Forte, Unidos de Jucutuquara, Novo Império, Rosas de Ouro, Pega no Samba e Piedade já deram uma amostra do que será a grande festa: o desfile das escolas de samba do Grupo Especial, nos dias 6 e 7 de fevereiro, e das agremiações da Série Ouro, nos dias 13 e 14 de fevereiro.
Mais uma vez, e com muito orgulho, o Governo do Estado é o maior apoiador do Carnaval capixaba, com a destinação de quase R$ 8 milhões para essa grande festa popular, que já está mais que consolidada no calendário nacional e faz a roda da economia capixaba girar. Ainda teve uma novidade para a edição desse ano: a antecipação dos recursos para as escolas de samba.
O Carnaval do ES, o terceiro maior do País (apenas atrás do Rio de Janeiro e de São Paulo), impulsiona segmentos como turismo, bares e restaurantes, hospedagem e comércio em geral – não é só uma celebração da nossa cultura, mas também um gerador de emprego e renda.
O Carnaval eleva, ainda, a autoestima das comunidades e reforça o sentimento de pertencimento das pessoas, que abraçam a escola do coração. É torcida mesmo, com cânticos de incentivo e o samba-enredo cantado a plenos pulmões. Risos, lágrimas e suor se misturam numa apoteose à agremiação escolhida. Um espetáculo a céu aberto.
É dever do Estado garantir o pleno exercício dos direitos culturais e incentivar a valorização das manifestações culturais – e o Espírito Santo tem feito o seu dever de casa com excelência. Em novembro do ano passado, por exemplo, entregamos as obras de restauro e readequação do histórico (e quase centenário!) Theatro Carlos Gomes, uma joia da nossa cultura, inaugurado em 1927.
Reformulamos também o Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida, com a arte ocupando cadeira de destaque. Na edição de Cariacica, João Bananeira, figura folclórica do congo local, e a escola de samba Boa Vista se apresentaram. Na Serra, o destaque foram a banda de congo de São Benedito e a escola de samba Império de Fátima.
Nos próximos dois sábados (24 e 31 de janeiro), seguem os ensaios técnicos das agremiações do Grupo Especial. Vão passar pelo Sambão ainda: Rosas de Ouro, Pega no Samba, Piedade, Andaraí, MUG, Chegou o Que Faltava e Andaraí.
Viva o Carnaval e a cultura do Espírito Santo!
*Júnior Abreu é administrador e secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado
