Jura Fernandes lança songbook inédito que une guitarra e Congo da Barra do Jucu

Um dos pioneiros na fusão da guitarra elétrica com o ritmo do Congo, o músico, compositor e professor Jura Fernandes lança nesta sexta-feira (7) o songbook “Guitarra Canta Congo”, obra que marca um momento histórico para a música capixaba. O lançamento oficial será celebrado com um workshow gratuito, às 9h30, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Centro Histórico de Vitória.

Com 16 partituras, tablaturas, cifras e letras, o livro registra pela primeira vez, de forma profissional, as melodias tradicionais do Congo da Barra do Jucu, em Vila Velha. A iniciativa transforma em documento musical o que antes era passado de geração em geração apenas pela tradição oral — preenchendo uma lacuna histórica na preservação da cultura popular do Espírito Santo.

“O songbook é a realização de um sonho e uma responsabilidade. É uma forma de devolver à Barra do Jucu um pouco de tudo que ela me deu e criar uma ponte para que novas gerações de músicos possam beber dessa fonte riquíssima que é o Congo”, destaca Jura Fernandes.

O projeto nasceu do espetáculo homônimo apresentado por Jura em diversas cidades capixabas e agora se materializa em um livro que servirá tanto para estudo e formação musical quanto como referência acadêmica e cultural. A obra será distribuída em escolas públicas e disponibilizada para venda em plataformas digitais.

Figura central no movimento que, entre os anos 1990 e 2000, levou o som do Congo a todo o país, Jura Fernandes foi um dos fundadores da banda Casaca, que consolidou o estilo ao misturar instrumentos elétricos e percussões típicas capixabas. Com o songbook, o músico dá continuidade a essa trajetória de pesquisa e valorização das raízes locais.

Além do livro, o projeto disponibilizará no YouTube gravações das melodias originais, incluindo registros de voz da Mestre de Congo Beatriz Rego, da Barra do Jucu, garantindo autenticidade ao material.

A produção foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Vitória, Funcultura e Secretaria Municipal de Cultura.

Repertório do Songbook “Guitarra Canta Congo”

Ajuda Eu • A Baleia • Canarinho • Santo Antônio • Iaiá • Morena • Jongueiro Velho • Moça Bonita • Quebra Gabiroba • Chora Neném • Solta os Cabelos • No Fundo do Mar • Tindolelê • Sereia • Caiana • Congo das Rendeiras

Serviço

Lançamento do Songbook “Guitarra Canta Congo”

📅 7 de novembro (sexta-feira), às 9h30

📍 Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim (Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro, Vitória/ES)

🎟️ Entrada gratuita

📘 Venda do livro no local

💡 Realização: Jura Fernandes

🤝 Apoio: Lei Aldir Blanc, Prefeitura de Vitória, Funcultura e Secretaria de Cultura de Vitória

Ficha técnica

Projeto gráfico e capa: Vincent Bar e Jura Fernandes

Fotos internas: Arquivo pessoal de Jura Fernandes

Transcrição musical: Mazinho Dias e Jura Fernandes

Revisão musical: Grácia Maria da Silva e Jura Fernandes

Correção ortográfica: Brigida Moura Rodrigues

Diagramação e editoração eletrônica: Junior Vieira Agência

Seleção de repertório: Jura Fernandes

Produção executiva: Alessandra Moura Rodrigues

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.