Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e do vice de Santa Maria de Jetibá

Juiz apontou que fake news comprometeram a legitimidade do pleito em cidade com margem apertada

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Santa Maria de Jetibá por uso indevido de veículos ou meios de comunicação social e abuso de poder econômico. A decisão, assinada pelo juiz eleitoral Carlos Ernesto Campostrini Machado, também decretou a inelegibilidade de ambos por oito anos e determinou a realização de nova eleição no município. Ainda cabe recurso. A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria Eleitoral de Santa Maria de Jetibá.

Na sentença, o magistrado destacou a estreita diferença entre os candidatos como elemento relevante para a análise da gravidade da conduta. “Deve-se considerar um dado objetivo relevante: a eleição foi decidida por uma margem de apenas 63 (sessenta e três) votos. Embora o número de votos não seja, isoladamente, critério determinante para a aferição da gravidade da conduta, ele se mostra relevante no contexto de um município de pequeno porte, como Santa Maria de Jetibá/ES. O estreito resultado do pleito confere peso adicional à análise da potencialidade lesiva da conduta, especialmente quando se verifica que a infração se deu justamente no dia da votação e de forma coordenada”, afirmou.

O juiz também chamou atenção para os riscos que práticas como essa representam ao sistema democrático: “Qualquer distorção relevante nesse processo — especialmente se derivada da manipulação da informação ou do uso abusivo de meios de comunicação — compromete não apenas o resultado da eleição, mas a própria legitimidade do sistema democrático”.

Entenda o caso

A cassação foi resultado de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria Eleitoral de Santa Maria de Jetibá. De acordo com a ação, no dia das eleições, 6 de outubro, foi divulgada uma pesquisa eleitoral falsa em grupos de WhatsApp. A pesquisa, que não estava registrada na Justiça Eleitoral, usava dados de uma consulta feita na Grande Vitória, apresentando-os como se fossem de Santa Maria de Jetibá.

Segundo o Ministério Público, o material teve o objetivo de induzir o eleitor a acreditar que o então candidato à reeleição estava com ampla vantagem.

O Promotor Eleitoral Jefferson Valente Muniz destacou na ação: “Nota-se que a cidade de Santa Maria de Jetibá-ES tem a sua população residente, em sua maioria, na zona rural e não estão familiarizados com a manipulação que é feita nas redes sociais pelos crápulas e malfeitores, que utilizando da boa-fé dos incautos e utilizando de I.A. são capazes de influenciar, como de fato influenciou, a vontade do eleitor. A eleição de Santa Maria de Jetibá/ES caracterizou por uma disputa acirrada, sendo que a ‘Fake News’, ou seja, o vídeo manipulado e divulgado pelos representados influenciou a vontade do eleitor”.

Informações: MPES

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.