Eleição confirma transição pacífica e apoio unânime ao novo presidente da Corte
O conselheiro Luiz Carlos Ciciliotti foi eleito, nesta terça-feira (21), presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES) para o biênio 2026/2027. A eleição foi realizada durante sessão plenária, com votação unânime dos seis conselheiros presentes. O conselheiro Rodrigo Coelho não participou por estar ausente.
Ciciliotti vai suceder o atual presidente, Domingos Taufner, que decidiu não concorrer à reeleição. A escolha confirma um acordo interno entre os conselheiros, assegurando transição pacífica e consenso no comando da instituição.
Logo após o resultado, o presidente eleito agradeceu a confiança dos colegas:
“Recebo com profunda gratidão e senso de responsabilidade a missão que hoje me é confiada. Agradeço meus pares pela confiança expressa no voto e palavras generosas que acompanham essa eleição. Vejo neste gesto não apenas o reconhecimento pessoal, mas o compromisso coletivo com o fortalecimento da nossa instituição. Sei que nenhum resultado é fruto de um esforço individual e, por isso, começo esse novo ciclo na certeza de que caminharemos juntos”, afirmou Ciciliotti.
Indicado ao TCES em 2019 com apoio do governo Renato Casagrande (PSB) e da Assembleia Legislativa, Ciciliotti é o conselheiro mais velho da atual composição, com 71 anos, e o segundo mais antigo que ainda não havia presidido o órgão. Pela regra da aposentadoria compulsória, ele deixa o cargo em agosto de 2029.
O novo presidente assume com a expectativa de manter a estabilidade institucional e a continuidade administrativa da Corte.
Outros cargos da Mesa Diretora
Os conselheiros também elegeram os demais integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2026/2027. O cargo de vice-presidente será ocupado pelo conselheiro Davi Diniz, que estará ao lado de Ciciliotti na gestão do Tribunal.
Diniz parabenizou o atual presidente e desejou sucesso ao novo dirigente:
“Parabenizo o presidente Taufner pela condução deste biênio. Ainda teremos mais dois meses de gestão, mas desde já registro meu apreço. Desejo sucesso ao conselheiro Ciciliotti e que seja um biênio produtivo, de muito e intenso trabalho, e que a gente consiga manter o Tribunal nesse nível mais elevado de referência nacional. Obrigado a todos pelo carinho e prometo honrar cada voto e estar sempre leal e firme às convicções do nosso Tribunal”, destacou.
A nova composição da Mesa Diretora é a seguinte:
Presidente: Luiz Carlos Ciciliotti
Vice-presidente: Davi Diniz
Corregedor: Domingos Taufner
Ouvidor: Carlos Ranna (reconduzido)
Diretor da Escola de Contas Públicas: Rodrigo Chamoun (reeleito)
