O mar da Praia de Ulé, em Guarapari, foi o cenário, no fim de semana, da abertura do Circuito Capixaba de Bodyboarding 2025. O evento reuniu 98 atletas de oito cidades do Espírito Santo e contou com a participação de 11 competidores do Rio de Janeiro, reforçando a dimensão interestadual da competição. Entre fortes correntezas e ondas desafiadoras, nomes consagrados e promessas do esporte deram show de técnica e superação.
Na Profissional Feminino, a campeã mundial Maíra Viana (foto) confirmou seu favoritismo e venceu a etapa com 13,25 pontos, após uma bateria equilibrada contra Maylla Venturin. A disputa marcou também o retorno de Elizangela Fragoso, que terminou em 3º lugar, ao lado de Bianca Simões.
Já no Profissional Masculino, a final foi decidida por apenas 0,6 ponto de diferença. Gabriel Castelan (foto) venceu o multicampeão Lucas Nogueira com uma nota 9 na última onda, somando 15,75 pontos contra 15,15 do adversário. A semifinal também teve momento histórico: Gabriel “Zeca” Andrade arrancou um 10 unânime dos juízes, levando a torcida ao delírio.
Talentos da base mostram força
As categorias de base também brilharam. O jovem Guilherme Montenegro venceu a Sub-16 e a Sub-18, e logo após embarcou rumo às Ilhas Canárias para disputar o título mundial Pro Jr. Na Iniciantes Feminino, destaque para Melissa Souza (RJ), que garantiu a maior nota do sábado – 9 pontos – surfando sob chuva e vento forte.
O evento registrou recorde de participação nas categorias de base: mais de 40 jovens competiram nas divisões Sub-16, Sub-18 e Iniciantes. Somente na categoria Iniciantes, 24 atletas estrearam no cenário competitivo, evidenciando a renovação do bodyboarding capixaba.
Com forte presença das categorias Master, Legend e PCD, a etapa de Guarapari reforçou a representatividade e o caráter inclusivo do circuito. O evento é promovido pela FEBBEES (Federação de Bodyboarding do Espírito Santo), em parceria com instituições públicas e privadas, e tem como diferencial o compromisso com práticas sustentáveis e ações sociais alinhadas à agenda ESG.
A etapa foi realizada com apoio do Ministério dos Esportes, Prefeitura de Guarapari e patrocínio de Anomalya, Genesis Bodyboards, Waltercon Contabilidade e Inow Bicicletas Elétricas.
Resultados Finais
Profissional – Feminino
1 Maíra Viana
2 Maylla Venturin
3 Elizangela Fragoso
4 Bianca Simões
Profissional – Masculino
1 Gabriel Castelan
2 Lucas Nogueira
3 Gabriel Andrade
4 Ronieris Viana
Master
1 Henrique Andrade
2 Pablo Canal
3 Bruno Brasil
4 Leonardo Moreira
Legend
1 Alex Kundera
2 Henrique Andrade
3 Elwes Vieira
4 Crispin Oliveira
Open – Feminino
1 Elizangela Fragoso
2 Melissa Souza
3 Luiza Majevski
4 Maria Alice
Open – Masculino
1 Henry Cogo
2 Luiz Monjardim
3 André Lopes
4 Jhonny Bolonha
Iniciantes – Masculino
1 Salomão Mota
2 Lucas Avelar
3 Riquelmy Silva
4 Miguel Simões
PCD
1 Guilherme Mathias
2 Moisés Serafim
Iniciantes – Feminino
1 Melissa Souza
2 Lalesca Oliveira
3 Luiza Araujo
4 Letícia Taffner
Sub-18
1Guilherme Montenegro
2 Miguel Bedran
3 Daniel Turma
4 Henry Jogo
Sub-16
1 Guilherme Montenegro
2 Nicollas Raich
3 Salomão Mota
4 Igor Polly
⸻
Próximas etapas do Estadual 2025
• 1 e 2 de novembro – Praia do Morro, Guarapari
• 14 e 15 de dezembro – Praia de Itaparica, Vila Velha