O Espírito Santo em Ação reuniu mais de 100 lideranças empresariais, membros da diretoria e do conselho deliberativo da entidade, integrantes de comitês e representantes de redes produtivas em um encontro dedicado à análise do cenário político e das perspectivas econômicas para o Estado. Realizado nesta quinta-feira (11), o evento promoveu debates sobre política nacional e internacional, desenvolvimento sustentável e desafios estratégicos para os próximos anos.
O encontro aconteceu na Sala Taj Mahal do Hotel Comfort Suítes Vitória, na Praia do Canto, e teve como foco o fortalecimento do compromisso das lideranças com uma agenda de longo prazo. Alinhada ao Plano ES 500 Anos, a programação buscou estimular reflexões qualificadas, promover o diálogo institucional e reforçar a cooperação entre o setor produtivo, o poder público e a sociedade civil.
A abertura contou com um momento de recepção e networking, ao som do coral da Escola Alzira Ramos. Na sequência, o diretor-presidente do Espírito Santo em Ação, Fernando Saliba, e o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Aguiar, destacaram o papel estratégico da entidade e apresentaram os novos mantenedores, ressaltando a importância da governança colaborativa para o desenvolvimento do Estado.
“Tivemos muitos avanços nos últimos anos, resultado de um trabalho feito em conjunto. Avançamos em transparência, saúde, educação, formação de lideranças, combate à corrupção e ao crime organizado. O posicionamento do ES em Ação é sempre lembrar a nossa origem, no final da década de 1990, quando vivíamos uma crise institucional e política, e não perder de vista tudo o que conquistamos e ainda vamos conquistar, por meio da união de forças de diversos setores da sociedade”, afirmou Fernando Saliba.
Carlos Aguiar reforçou a importância de ampliar esse modelo para além das fronteiras capixabas. “Queremos colaborar para que outros estados venham nos conhecer e, juntos, possamos convencer os líderes nacionais de que, para o país crescer de forma sustentável, é fundamental recuperar a economia, adequar a educação aos tempos da inteligência artificial e ter um projeto consistente de nação”, destacou.
Entre os palestrantes, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, abordou o tema “Transformação digital e gestão judiciária”. Ele apresentou os avanços tecnológicos implementados no Judiciário capixaba e os impactos na gestão e no atendimento à sociedade.
“Foi necessário colocar em prática o Projeto Justiça Inteligente, com adequações estruturais e foco em inteligência artificial e operacional. O Tribunal de Justiça era o último no ranking do Prêmio CNJ de Qualidade e, em 2025, alcançamos o Selo Prata”, afirmou.
Um dos momentos centrais do evento foi o painel “O cenário político nacional e internacional e as perspectivas econômicas e desafios do Espírito Santo”, mediado pelo jornalista Abdo Filho. O debate contou com a participação do professor de Relações Internacionais da ESPM, Gunther Rudzit, do CEO da EDP América do Sul, João Brito Martins, e do presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO de Aços Planos América Latina, Jorge Luiz Oliveira, que compartilharam análises sobre riscos geopolíticos, tendências globais e projeções econômicas.
Durante o encontro, o Espírito Santo em Ação também homenageou o empresário, ex-governador do Estado e engenheiro Arthur Carlos Gerhardt Santos, um dos fundadores da entidade, com a entrega da Comenda Protagonista Inspirador. O reconhecimento destaca sua contribuição histórica para o desenvolvimento capixaba e seu papel na mobilização de lideranças e instituições ao longo das últimas décadas.
“Sou muito grato por, aos 97 anos, receber essa comenda e por ter contribuído com o desenvolvimento do nosso estado. Estar com vocês, que seguem fazendo a diferença, já é uma grande honra”, declarou Arthur Carlos.
No encerramento, o governador Renato Casagrande apresentou uma análise política e institucional sobre o Espírito Santo, ressaltando a importância da cooperação entre os setores público e privado.
“Temos a capacidade de dialogar com todos os setores, e esse é o segredo para avançar. O Espírito Santo em Ação nos auxilia a liderar esse movimento, e agradeço a todos por colaborarem com a construção do nosso Estado”, afirmou.
Ao final, Fernando Saliba avaliou que o encontro cumpriu seu propósito ao aproximar lideranças, fortalecer o trabalho em rede e promover debates estratégicos sobre o futuro do Espírito Santo.
