O tradicional passeio anual do Projeto de Convivência de Idosos de Alto Rio Novo teve um momento especial nesta quinta-feira (04), em Vitória: a visita à secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, que já foi vereadora e prefeita do município localizado no Centro-Oeste capixaba.
Ao todo, cerca de 130 idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) participaram da viagem, organizada pela secretária municipal de Assistência Social, Tatiane Eler. A programação incluiu ainda visitas ao Convento da Penha, ao Palácio Anchieta, a um shopping da Capital e à Igreja dos Reis Magos, na Serra.
Entre os participantes mais experientes estavam Maria Augusta Amaral, de 88 anos, e o ex-presidente da Câmara Municipal, José Pinto da Silva, de 86 anos. “Emanuela foi minha colega na Câmara”, lembrou José Pinto, que soma sete mandatos como vereador — quatro por Pancas e três por Alto Rio Novo.
Recebida com abraços e palavras de carinho, Emanuela foi homenageada pelos visitantes, que a chamavam afetuosamente de “Manu” e destacavam seu legado. “Mulher determinada, inteligente e atenciosa, que construiu uma linda história em nossa cidade”, afirmou José Pinto.
A aposentada Leidemar Andrade Silva também fez questão de relembrar a relação com a secretária: “Desde novinha, sempre soube o que queria. Era muito objetiva”. Já Nilda Eler da Silva, nascida em 1950, quando Alto Rio Novo ainda era distrito de Colatina, reforçou: “Ela é um orgulho para nós e para a nossa cidade”.
Para Emanuela Pedroso, o encontro teve significado especial. “A visita alegrou meu dia e funciona como estímulo para o meu trabalho em favor dos capixabas. Mesmo antes de ter sido vereadora, entre 2009 e 2012, e prefeita, de 2013 a 2016, sempre tive uma relação muito próxima com as pessoas da minha cidade. É em Alto Rio Novo que estão minhas raízes, e o carinho que recebo de lá só me fortalece”, declarou.
