Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding 2025 reuniu mais de 100 atletas e recorde de mulheres inscritas em Guarapari
A Praia do Morro, em Guarapari, foi palco de grandes disputas e emoção neste fim de semana, durante a 2ª etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding 2025, realizada pela Federação de Bodyboarding do Espírito Santo (FEBBEES). O evento reuniu 115 atletas em dez categorias, consolidando o Espírito Santo como um dos principais polos da modalidade no país.
Entre os competidores, 60 jovens participaram das categorias de base, representando a nova geração do bodyboarding capixaba. Outro destaque foi o recorde de 23 mulheres inscritas, o maior dos últimos três anos, reforçando a força e o crescimento da presença feminina nas ondas.
Maylla repete título e divide a liderança
Na categoria Profissional Feminino, a atleta Maylla Venturim, da Serra, manteve o título conquistado em 2024 ao vencer uma final equilibrada contra a campeã mundial Maíra Viana, de Vila Velha. Com notas consistentes e boa leitura do mar, Maylla garantiu as duas melhores ondas da bateria e saiu da água carregada pela família. O resultado deixa as duas empatadas na liderança do ranking estadual, levando a decisão do título para a próxima etapa, em dezembro.
Lucas Nogueira confirma hegemonia e assume a ponta

No Profissional Masculino, a ausência do então líder Gabriel Castelan abriu caminho para Lucas Nogueira (foto), de Vila Velha, ampliar sua coleção de conquistas. A final contra o guaraparienses Marcyus Thompson foi decidida apenas pela terceira melhor nota — um 7,75 que garantiu a vitória a Lucas, agora líder do ranking e em busca do 12º título estadual, o oitavo consecutivo.
Destaques da base e das categorias intermediárias
Os talentos locais brilharam nas categorias de base: Henry Cogo, de Guarapari, venceu a Sub-18 com 14,75 pontos e ainda alcançou o quarto lugar na Open Masculino. Na Sub-16, o carioca Matheus Figueiredo, de 13 anos, superou os guaraparienses Everton Ferreira e Matheus Rodrigues com alto nível técnico.
Na Open Feminino, o título ficou com Gabriela Penha, de Vila Velha, que somou as melhores notas (7,0 e 5,5) em uma final que reuniu gerações diferentes do esporte. Entre os iniciantes, os campeões foram Melissa Souza (Rio das Ostras) e Pedro Henrique (Vila Velha).
O momento mais marcante do evento veio na semifinal da categoria Legend, quando Alex Kundera, de Vila Velha, recebeu nota 10 unânime dos juízes.
Resultados oficiais
Profissional Feminino

1ª Maylla Venturim (Serra)
2ª Maíra Viana (Vila Velha)
3ª Elizangela Fragoso (Serra)
3ª Bianca Simões (Vila Velha)
Profissional Masculino

1º Lucas Nogueira (Vila Velha)
2º Marcyus Thompson (Guarapari)
3º Gleicione Costa (Vila Velha)
3º Ronieris Viana (Vila Velha)
Master
1º André Soares (Vila Velha)
2º Alex Kundera (Vila Velha)
3º Gleicione Costa (Vila Velha)
4º Pablo Canal (Guarapari)
Legend
1º Crispin Oliveira (Vila Velha)
2º Christian Rosa (Vila Velha)
3º Henrique Andrade (Vitória)
4º Alex Kundera (Vila Velha)
Open Feminino
1ª Gabriela Penha (Vila Velha)
2ª Elizangela Fragoso (Serra)
3ª Melissa Souza (Rio das Ostras – RJ)
4ª Sophia Veiga (Saquarema – RJ)
Open Masculino
1º Luiz Monjardim (Guarapari)
2º Henry Cogo (Guarapari)
3º Gabriel Santos (Guarapari)
4º Carlos Júnior (Vila Velha)
Sub-18
1º Henry Cogo (Guarapari)
2º Daniel Turial (Vila Velha)
3º Nicollas Raich (Aracruz)
4º Guilherme Montenegro (Vila Velha)
Sub-16
1º Matheus Figueiredo (Rio de Janeiro)
2º Everton Ferreira (Guarapari)
3º Matheus Rodrigues (Guarapari)
4º Nicollas Raich (Aracruz)
Iniciantes Feminino
1ª Melissa Souza (Rio das Ostras – RJ)
2ª Sophia Veiga (Saquarema – RJ)
3ª Lalesca Oliveira (Serra)
4ª Maria Silva (Vila Velha)
Iniciantes Masculino
1º Pedro Henrique (Vila Velha)
2º Yago Porto (Vila Velha)
3º Miguel Simões (Vila Velha)
4º Salomão Mota (Vila Velha)
Melhor onda do evento: Alex Kundera — nota 10 unânime
Próxima etapa
A 3ª e última etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding 2025 será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro, na Praia de Itaparica, em Vila Velha.
O circuito é uma realização da FEBBEES, com apoio do Governo Federal – Ministério do Esporte e da Prefeitura de Guarapari, além de patrocínio da Anomalya, Genesis Bodyboards, Waltercon Contabilidade e Inow Bicicletas Elétricas.
Fotos: Heriberto Simões
