Lançado no Palácio Anchieta, programa “Contrata Mais Brasil” promete facilitar a contratação de microempreendedores capixabas e impulsionar a economia local
Já imaginou oferecer seus serviços diretamente para órgãos públicos como escolas, hospitais e prefeituras da sua cidade, sem enfrentar a burocracia de um processo licitatório? Essa é a proposta do Programa Contrata Mais Brasil, plataforma do Governo Federal que acaba de ser lançada no Espírito Santo.
A cerimônia de lançamento aconteceu na última quinta-feira (21), no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e de diversas autoridades locais e nacionais. A iniciativa promete abrir novas portas para os Microempreendedores Individuais (MEIs) capixabas.
“É a tecnologia ajudando a resolver assuntos importantes. Com essa plataforma, geramos trabalho e renda nos municípios, criando oportunidades reais para os MEIs”, destacou Casagrande.
Como funciona?
O sistema funciona como um marketplace público. Órgãos governamentais cadastram demandas de serviços diretamente na plataforma e os MEIs interessados apresentam suas propostas de forma simples, rápida e digital. O contrato é fechado com quem oferecer a melhor proposta, sem necessidade de licitação. O valor máximo por contratação é de R$ 12.541,00.
A ideia é agilizar a prestação de serviços e descentralizar as oportunidades. Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, o programa representa uma verdadeira revolução para os pequenos negócios. “É uma forma rápida e fácil de qualquer instituição comprar diretamente de um MEI. Isso permite que o empreendedor faça várias vendas ao longo do ano, contribuindo para seu crescimento e até sua transição para microempresa”, explicou.
Espírito Santo já tem município pioneiro
O primeiro município capixaba a aderir ao Contrata Mais Brasil foi Atílio Vivácqua, sob gestão do prefeito Helio Humberto Lima Filho, o Helinho. E o primeiro MEI contratado no estado também já tem nome: Rogério Lima, prestador de serviços de pequenos reparos.
“Me cadastrei na plataforma, três dias depois fui chamado para trocar fechaduras na prefeitura. Uma semana depois, já tinha recebido pelo serviço. É simples e aproxima a gente das oportunidades”, contou Rogério.
O prefeito Helinho, por sua vez, incentivou outros gestores a adotarem a iniciativa. “Hoje vejo que o Contrata Mais Brasil é uma ferramenta inovadora, que consegue garantir renda dentro do município e entrega serviços com mais agilidade e qualidade”, disse.
Quem pode participar?
Podem se cadastrar todos os MEIs que realizam serviços como pintura, serralheria, reparos elétricos e hidráulicos, instalação de vidros, chaveiro, carpintaria, entre outros. Basta ter cadastro ativo no portal gov.br e acessar a plataforma para começar a oferecer os serviços.
Além do Contrata Mais Brasil, a solenidade também marcou o lançamento do Programa Acredita, voltado à renegociação de dívidas e ampliação do acesso ao crédito com taxas mais atrativas. O evento contou ainda com a participação do ex-jogador Raí, embaixador do Acredita.