Evento celebrou também os 20 anos da iniciativa, com apresentações de música, dança, poesia e teatro
Idosos e voluntários do Projeto Digna Idade, desenvolvido pela Simec Cariacica em parceria com o município, realizaram um encontro especial em comemoração ao mês do idoso — e também ao marco de duas décadas de atividades do projeto. A celebração teve formato de Show de Talentos, em que os participantes compartilharam suas habilidades artísticas e experiências de vida.
Inspirado no tradicional “Show de Calouros”, programa comandado por Silvio Santos, falecido em 2024, o evento foi marcado por momentos de descontração e alegria. Os integrantes do Digna Idade recitaram poesias, dançaram, cantaram, encenaram uma peça teatral e exibiram trabalhos de pintura.
Um dos destaques foi Hamilton Serafin de Abreu, de 70 anos, integrante do grupo há dois. Morador de Jardim América, ele é conhecido pela animação e pelo bom humor. No Show de Talentos, apresentou-se ao lado de uma colega dublando a música “Garçom”, sucesso de Reginaldo Rossi, com direito a figurino completo.
“Fiquei sabendo do grupo, eu fui uma vez, depois fui de novo em uma festa e estou até hoje. Se há diversão, eu estou. Em casa, tenho uma sala com máquina de fumaça, luz negra e lá faço uns vídeos para o TikTok. Digo que possuo mais motivos para sorrir do que para ficar triste”, contou.
A música também foi a escolha de Elza Silva da Conceição, 71 anos, que formou um trio para cantar “Maracangalha”, de Dorival Caymmi.
“A música é um meio de socialização importante. Gosto de ritmos variados, do sertanejo ao pagode”, disse ela, que começou a participar do projeto em 2023 e também desfila na ala das baianas das principais escolas de samba capixabas.
Entre os voluntários, Jamily Santos de Freitas, assistente administrativa da Credibelgo, empresa parceira da Simec Cariacica, emocionou o público com uma interpretação em Libras de um louvor.
“Aceitei o convite para colaborar como voluntária e sou muito feliz no projeto. Eu aprendo muito com os idosos, principalmente em como valorizar a vida. Procuro sempre estar no meio deles. Todos têm muitas histórias para contar. No grupo há idoso de 100 anos e tem quem recita poesia. Vejo a memória deles e fico impressionada. É muito melhor que a minha aos 27 anos”, brincou.
Segundo o técnico de comunicação da Simec Cariacica e voluntário do projeto, Tallis Maciel, o evento teve o propósito de unir gerações e celebrar a memória coletiva.
“Foi uma iniciativa pensada para valorizar e reconhecer cada pessoa que acredita no Digna Idade, esse projeto que nasceu para ser fonte de bem-estar, saúde e qualidade de vida”, afirmou.
Encontros semanais e novas adesões
Criado em 2005, o Projeto Digna Idade tem como objetivo promover o resgate da cidadania e o bem-estar das pessoas idosas de Cariacica. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras, das 8h30 às 10h, na unidade de saúde de Jardim América.
As atividades incluem palestras, oficinas, dinâmicas de grupo, passeios e confraternizações. Interessados em participar — seja como integrantes ou voluntários — podem comparecer diretamente ao local no dia e horário dos encontros.
