Feira pioneira de logística, transporte e comércio exterior no Espírito Santo terá nova edição em 2026
Com mais de 7 mil visitantes em três dias de programação, a Modal Expo 2025 encerrou nesta quinta-feira (05) sua primeira edição superando todas as expectativas: foram mais de R$ 65 milhões em negócios projetados e a confirmação de uma nova edição em 2026, novamente no Pavilhão de Carapina.
Ao reunir 100 marcas expositoras, 74 painelistas e 72 horas de conteúdo, o evento consolidou-se como a principal vitrine da cadeia logística capixaba, atraindo participantes de 22 estados brasileiros e projetando o Espírito Santo como protagonista no cenário nacional.

O presidente do Sincades, Idalberto Moro, destacou que a feira cumpriu com excelência seu papel estratégico.
“A Modal Expo nasceu com a missão de ser um espaço de inovação, networking e desenvolvimento. Vimos, nesses três dias, como o setor é capaz de transformar a economia por meio da cooperação, da tecnologia e da visão de futuro.”
Para o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, a Modal Expo foi além das expectativas. “Mais que uma feira, criamos um ambiente estratégico de conexão entre o setor produtivo, operadores logísticos, agentes públicos e investidores. Um passo essencial para consolidar o Espírito Santo como hub logístico nacional e internacional.”
O presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, também celebrou os resultados. “Sem dúvida, o evento superou tudo o que imaginávamos. Só no primeiro dia, foram mais de duas mil pessoas circulando. Todos os expositores relataram negociações e grande movimentação em seus estandes.”
Parklog e e-Trânsito: destaques do último dia
Um dos momentos mais aguardados da programação foi o painel “Parklog/ES: o complexo intermodal que transformará o Espírito Santo no principal polo logístico do Brasil”. Com investimentos previstos de mais de R$ 5,5 bilhões até 2026, a proposta abrange integração entre portos, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais. O Porto da Imetame, que ocupará uma área de 1 milhão de m² em Aracruz, está entre os principais projetos em desenvolvimento.
Participaram do painel representantes do Governo do Estado, Portocel, Findes, Suzano, Imetame e AMEAR, que reforçaram o papel estratégico do empreendimento para o futuro logístico do país.
Outro destaque foi o projeto e-Trânsito, dispositivo eletrônico criado por pesquisadores do Ifes para monitoramento em tempo real de cargas, em parceria com Sindiex, Sincades e a Associação das Empresas Permissionárias de Recintos Alfandegados. Com início da fase de testes em 1º de julho, a tecnologia promete agilizar operações portuárias e melhorar o controle fiscal. Segundo o vice-presidente do Sindiex, Agnaldo Martins, a iniciativa é pioneira no Brasil e poderá ser expandida para outras regiões.
Seminário NTC & Logística movimenta o último dia
Paralelamente à programação da Modal Expo, aconteceu o Seminário Itinerante NTC & Logística, cuja edição capixaba debateu temas como inovação na gestão de motoristas, inteligência artificial aplicada à logística e os desafios da jornada de trabalho. As palestras reuniram nomes como Renato Tozzi (Águia Branca), Marcos Aurélio Ribeiro (NTC) e Ranik Guidolini (Lume Robotics).
Expositores comemoram resultados e confirmam presença em 2026
Empresas participantes celebraram o sucesso da Modal Expo e já confirmaram presença na próxima edição. A ES Gás, por exemplo, destacou a oportunidade de reforçar o papel do gás natural e do biometano na transição energética. “Foi um evento estratégico. Mostramos soluções reais e prontas para uma mobilidade mais limpa e eficiente”, afirmou Fabio Bertollo, diretor-presidente da empresa.
A Portocel também avaliou positivamente sua participação. “A Modal Expo é um ambiente para promover integração entre modais, ampliar parcerias e debater o futuro da logística de forma sustentável e competitiva”, disse o gerente executivo Alexandre Billot Mori.
Na mesma linha, o CEO da Vports, Gustavo Serrão, destacou a importância da feira como catalisadora de negócios e integração entre os setores. “Mostramos nossos investimentos em infraestrutura, nossa visão estratégica e nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, social, econômico e ambiental do Espírito Santo.”
Realização e apoio
A Modal Expo 2025 foi organizada pela Milanez & Milaneze (grupo Veronafiere) em parceria com a Liga de Marketing, com promoção do Sindiex, Sincades e Transcares.
Teve como patrocinadores:
Master: Cesan
Diamante: Banestes
Ouro: Portocel
Prata: Sicoob ES, SESC ES, SENAC ES, CAIXA e Governo Federal
Bronze: ES Gás, Grupo Energisa, Banco do Nordeste
Outros apoios: Confea, Crea ES, Mútua, Centrorochas, Sindliqes, Fecomércio, CNC, Fetransportes, CNT, SEST SENAT, Findes, Sebrae ES, Aderes e Governo do Estado do Espírito Santo.
