A advocacia pública capixaba perdeu, na madrugada desta segunda-feira (25), uma de suas representantes mais atuantes. Morreu aos 79 anos a ex-procuradora do Estado Gladys Jouffroy Bitran, que teve papel de destaque na consolidação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Ingressou na PGE em 1982, quando a instituição ainda estava em fase de organização, e participou da redação do primeiro estatuto da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (APES), em 1984. Foi vice-presidente da entidade na gestão de Annibal de Rezende Lima e assumiu a presidência entre 1992 e 1993, conduzindo lutas importantes pela valorização da carreira e pela realização de concursos públicos.
Gladys também teve papel relevante na direção da PGE, onde foi nomeada procuradora-geral do Estado em duas oportunidades: de 2003 a 2004 e, novamente, em 2007. Sua atuação firme ajudou a fortalecer a instituição em um momento de grandes mudanças e desafios.
A procuradora foi a primeira vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) e também representou a instituição como conselheira federal no triênio 2007/2009, ampliando sua contribuição para a advocacia além das fronteiras capixabas.
A APES emitiu nota destacando a importância de sua trajetória e seu legado. “Sua liderança, firmeza e compromisso deixaram marcas profundas na história da advocacia pública e no fortalecimento da categoria”, diz o comunicado.
A OAB-ES também divulgou nota. “A Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo expressa o seu profundo pesar pelo falecimento da ilustre ex-procuradora geral do Estado Gladys Jouffroy Bitran, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (25). Detentora de extensa lista de serviços prestados não apenas à advocacia pública, mas ao Espírito Santo, Gladys Bitran foi a primeira vice-presidente da OAB/ES e também se dedicou ao cargo de conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no triênio de 2007/2009. A OAB/ES se solidariza com toda a família e os muitos amigos e admiradores de Gladys. Sua partida deixa uma lacuna de dimensões incalculáveis no Direito e na advocacia capixaba. Seu legado permanecerá eternamente em nossos corações.”
Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.