Iniciativa busca fortalecer a prevenção e o enfrentamento à criminalidade com a participação de instituições e da sociedade civil
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) avançaram nesta terça-feira (08/04) na articulação para a criação dos Gabinetes de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em diversas cidades capixabas. A parceria foi discutida em reunião entre o dirigente do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR) do MPES, promotor de Justiça Ronald Gomes Lopes, e o subsecretário de Integração Institucional da SESP, Marcio Celante Weolffel.
A proposta visa fortalecer a segurança pública por meio da atuação conjunta entre órgãos do sistema de Justiça, segurança e sociedade civil. O GGIM funcionará como um fórum estratégico para debater e implementar políticas públicas voltadas à prevenção da violência e promoção da paz social nos municípios.
Parceria institucional e apoio aos municípios
O MPES garantiu apoio institucional à SESP na criação dos gabinetes, que também serão incorporados ao projeto “Selo de Segurança Pública Municipal”, coordenado pelo CACR. A iniciativa tem como foco estimular os municípios a estruturarem conselhos de políticas sobre drogas, conselhos de guardas municipais e escritórios sociais — instrumentos considerados essenciais para o enfrentamento à criminalidade e fortalecimento da rede de proteção social.
Integração como estratégia de segurança
Segundo Ronald Gomes Lopes, “a organização da sociedade por meio desses instrumentos é fundamental para combater a criminalidade organizada e fortalecer a prevenção no âmbito dos municípios. Os Gabinetes de Gestão Integrada atuam como importantes espaços de articulação e diálogo entre as instituições de segurança pública, promovendo ações coordenadas que contribuem para a construção de um ambiente mais seguro”.
A expectativa é que a implantação dos GGIM contribua significativamente para a integração institucional e a efetividade das ações de segurança em nível local.