O jovem nadador Matheus Machado Ngome, de apenas 13 anos, brilhou no Campeonato Brasileiro Interclubes de Inverno, em Bauru (SP), ao se consagrar campeão nas quatro modalidades da natação: crawl, costas, peito e borboleta. Morador de Vila Velha e beneficiado pelo programa Bolsa Atleta do município, Matheus se tornou o primeiro nadador do país a alcançar esse feito em uma mesma edição da competição.
Com quase 1,80m de altura, Matheus é apontado como promessa da natação brasileira e segue quebrando recordes. No Brasileiro, ele venceu seis provas, três delas com quebra de recorde do campeonato:
100m peito – 1min12s01
200m livre – 2min01s93
100m costas – 1min04s10
50m livre – 24s14 (recorde do campeonato)
100m livre – 53s93 (recorde do campeonato)
100m borboleta – 59s35 (recorde do campeonato)
Em dezembro passado, Matheus já havia chamado atenção no Campeonato Capixaba de Natação, realizado em Vitória, ao quebrar quatro recordes brasileiros em piscina curta (25 metros), dois deles superando marcas que ele mesmo havia estabelecido.
O atleta começou a nadar aos cinco anos e hoje treina no Clube de Regatas Álvares Cabral, sob a orientação da experiente nadadora Daiene Dias, medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Seu estilo favorito é o borboleta, e sua rotina inclui treinos de segunda a sábado, com descanso apenas aos domingos sem competição.
Incentivo ao esporte
Matheus é um dos beneficiários do Programa Bolsa Atleta de Vila Velha, criado em 2021, que oferece suporte financeiro a atletas e paratletas de alto rendimento do município. O objetivo é garantir condições para que os esportistas se dediquem ao treinamento e às competições em diferentes níveis, do estadual ao internacional.