Já está em funcionamento no Espírito Santo a nova versão do Balcão Virtual, ferramenta do Tribunal de Justiça (TJES) que permite o atendimento online da população às unidades do Judiciário estadual. A novidade traz melhorias significativas para tornar o serviço mais rápido, acessível e eficiente.
Com tecnologia mais moderna e interface intuitiva, o novo sistema permite atendimentos simultâneos e ilimitados, garantindo que cada cidadão seja atendido de forma individual, por servidores dedicados, sem precisar aguardar por uma sala virtual única. A entrada na fila é automática, com organização conforme as prioridades legais — e os advogados agora têm uma fila exclusiva para agilizar o contato com as varas e juizados.
A integração dos servidores ao Balcão das unidades também passou a ser imediata. O TJES informou ainda que os atendimentos poderão ser avaliados pelos usuários logo após o encerramento, o que permitirá acompanhar a qualidade do serviço prestado.
Como usar o novo Balcão Virtual
O Balcão Virtual pode ser acessado durante o horário de expediente do Judiciário, pelo site do TJES (tjes.jus.br/balcao-virtual). Basta selecionar a unidade judiciária desejada, informar se tem direito a atendimento prioritário ou se é advogado, preencher os dados e solicitar o atendimento.
A chamada é feita por videoconferência, com o uso do Google Meet, sendo necessário liberar o uso de câmera e microfone. O sistema exibe a posição na fila e, quando for a vez do usuário, o botão para entrar na sala virtual será habilitado.
Apesar da modernização, o TJES alerta que o serviço não deve ser usado para protocolar petições ou solicitar atendimento diretamente com juízes e juízas, funções que seguem restritas aos sistemas de processo eletrônico.
Com a nova versão, o Judiciário capixaba busca ampliar o acesso da população à Justiça e garantir um atendimento mais ágil, prático e humanizado.
Informações: TJES