Encontro com a Ecovias Capixaba acontece nesta quarta (1º), com foco na retomada de obras no trecho norte e previsão de R$ 10 bilhões em investimentos até 2049
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai discutir nesta quarta-feira (1º) os novos termos do contrato de concessão da BR-101, rodovia que corta o Estado de norte a sul. A reunião extraordinária da Comissão Especial de Fiscalização das Rodovias Federais está marcada para as 14 horas, no Plenário Rui Barbosa, e contará com a presença de representantes da Ecovias Capixaba, responsável pela administração da estrada.
Segundo o presidente da comissão, o deputado Fabrício Gandini (PSD), a reunião busca esclarecer os detalhes do novo contrato e cobrar a antecipação das obras no trecho norte, que ficaram paradas por anos.
“Esse contrato é uma novela. A gente quer uma solução. Tem um novo contrato e queremos antecipar as obras no trecho norte, que precisam ser feitas o quanto antes”, afirmou Gandini.
A BR-101 tem mais de 400 quilômetros no Espírito Santo. O contrato de concessão anterior, firmado em 2013 com a antiga Eco101, não foi integralmente cumprido. A repactuação levou à formalização de um novo contrato com validade até 2049, com expectativa de investimentos superiores a R$ 10 bilhões.
Quem participa da reunião
Estão entre os convidados:
Roberto Amorim Júnior – Diretor-presidente da Ecovias Capixaba
Alexandre Presto – Representante da ANTT
Wemerson Pestana – Superintendente da PRF/ES
Fábio Damasceno – Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi)
Eustáquio de Freitas – Diretor-presidente do DER/ES
Romeu Scheibe – Superintendente do DNIT/ES
Joana Magella – Presidente da Comissão Especial de Direito Regulatório e Infraestrutura da OAB/ES
Outros destaques da semana na Ales
Além do debate sobre a BR-101, a Assembleia também realiza outras reuniões importantes ao longo da semana:
Tarifa social em debate – Quarta (1º), às 14h
A Comissão de Defesa do Consumidor discute os impactos da tarifa social de energia e água para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. O encontro será no Auditório Hermógenes Lima, com participação de órgãos como Defensoria, MPES, Procon, ARSP, EDP e Cesan.
Ciclovia da Terceira Ponte – Segunda (29), às 11h
A Comissão de Infraestrutura debate as condições estruturais da ciclovia da Terceira Ponte. Estão convidados engenheiros do Crea-ES e da empresa responsável pela obra.
Teleflagrante e segurança pública – Terça (30), às 10h
Reunião da Comissão de Segurança aborda o uso do teleflagrante pela Polícia Civil, com presença de representantes do governo, da OAB-ES, policiais civis e guardas municipais.
Prestação de contas da Saúde – Terça (30), às 9h
Audiência da Comissão de Saúde traz o secretário estadual Tyago Hoffmann para apresentação dos dados do 1º quadrimestre de 2025.