A obra de tamponamento do Canal da Costa, na Praia da Costa, segue avançando com a instalação das galerias de concreto que permitirão a cobertura do trecho. A intervenção ocorre debaixo da Terceira Ponte, no sentido da área do Exército em direção à Avenida Champagnat, com interdições dentro do canal.
Na última quarta-feira (13/08), em visita ao local, a equipe do News ES constatou que um trecho de cerca de 200 metros já está coberto. Funcionários da Prefeitura de Vila Velha trabalhavam no local, que estava movimentado com caminhões e máquinas.
O projeto é executado pela PMVV em parceria com o governo estadual e prevê a transformação de 2,15 km do canal em um parque linear, com investimento de R$ 21,99 milhões do Fundo Cidades, voltado à adaptação às mudanças climáticas. A conclusão está prevista para outubro de 2026.
Segundo Menara Cavalcante, secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, a primeira etapa inclui a instalação das galerias pré-moldadas e a impermeabilização do canal, melhorando o escoamento da água da chuva e permitindo o fechamento da estrutura.
“Estamos fazendo a macrodrenagem e toda a impermeabilização desse canal. Em um trecho de um quilômetro, teremos novas galerias assentadas. Além disso, também será feito o tamponamento, que colabora com o processo de despoluição”, explicou Menara
Após essa fase, será iniciada a urbanização da área, com a construção do parque linear sobre o canal. Estão previstas quadras, pista de skate, academia ao ar livre, espaço para cães, estacionamento e área para motorhomes.
O projeto visa reduzir alagamentos, melhorar o sistema de drenagem urbana e criar um novo espaço público para os moradores da Praia da Costa.
Confira abaixo as fotos e vídeos mais recentes e veja como está o andamento da obra.




