A obra de fechamento do Canal da Costa, na Praia da Costa, em Vila Velha, avança com a instalação das galerias de concreto que vão permitir a cobertura do trecho. A intervenção ocorre sob a Terceira Ponte, no sentido da área do Exército em direção à Avenida Champagnat, com as interdições concentradas dentro do canal.
O projeto, executado pela Prefeitura de Vila Velha em parceria com o Governo do Estado, prevê transformar 2,15 quilômetros do canal em um parque linear. O investimento é de R$ 21,99 milhões, com recursos do Fundo Cidades, voltado à adaptação às mudanças climáticas. A previsão de conclusão é outubro de 2026.
De acordo com a secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, a primeira etapa consiste na instalação das galerias pré-moldadas e na impermeabilização do canal. O objetivo é melhorar o escoamento da água da chuva e permitir o fechamento da estrutura.
“Estamos fazendo a macrodrenagem e toda a impermeabilização desse canal. Em um trecho de um quilômetro, teremos novas galerias assentadas. Além disso, também será feito o tamponamento, que colabora com o processo de despoluição”, explicou.
Na fase seguinte, será iniciada a urbanização da área, com a criação de um parque linear sobre o canal. Estão previstas quadras esportivas, pista de skate, academia ao ar livre, espaço pet, estacionamento e área para motorhomes. A proposta busca reduzir alagamentos, melhorar a drenagem urbana e criar um novo espaço de lazer para os moradores da Praia da Costa.
“Além de facilitar o escoamento das águas, o tamponamento evita o acúmulo de lixo e libera espaço para a criação de uma área de convivência para os moradores”, completou Menara.
A comunidade local acompanha a obra com expectativa. A aposentada Lourdes Matos, que mora na região há mais de 20 anos, acredita que a mudança vai valorizar o entorno. “Vai organizar o espaço, trazer mais beleza e valorizar tudo em volta. A gente não vê a hora de ficar pronto”, afirmou.
O comerciante Roberto Andrade, que trabalha próximo ao canal, também vê a requalificação como positiva. “Agora tá visivelmente feio. Com o parque em cima, vai melhorar muito a aparência e o movimento. Vai trazer ordem”, disse.
Foto: PMVV