Gravuras originais do artista holandês integram mostra internacional com entrada gratuita
As gravuras originais do artista holandês Rembrandt van Rijn já estão no Espírito Santo e passam pelos preparativos finais para a abertura da exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”, que será inaugurada no dia 26 de fevereiro, no Palácio Anchieta, em Vitória. A mostra terá entrada gratuita e reúne 69 obras produzidas no século XVII.
A exposição integra um circuito internacional e já passou por Belo Horizonte e pelo Rio de Janeiro. As obras pertencem a uma coleção italiana e apresentam diferentes fases da produção artística de Rembrandt.
Reconhecido pelo domínio da técnica do claro-escuro, o artista desenvolveu trabalhos que exploram contrastes entre luz e sombra para retratar emoções humanas e temas religiosos. A exposição está organizada em dois eixos temáticos: o humano e o divino.
Entre as obras exibidas estão Autorretrato com Saskia (1636), A Descida da Cruz (1633), A Ressurreição de Lázaro (1632), O Jogador de Cartas (1641), O Manto de José Trazido a Jacó (1633) e Cristo Expulsando os Cambistas do Templo (1635).

Mostra apresenta processo criativo e legado artístico
As gravuras foram produzidas principalmente com técnicas de água-forte e ponta-seca. A exposição também apresenta elementos que mostram etapas do processo criativo do artista e sua influência na história da arte.
A obra de Rembrandt inspirou gerações de artistas, entre eles Vincent van Gogh. Parte desse legado permanece preservado na Casa de Rembrandt, museu instalado na antiga residência do artista.

Montagem terá recursos acessíveis e experiência imersiva
A montagem da exposição contará com espaço dedicado a experiências acessíveis, incluindo reproduções táteis das obras, textos em braile, audioguia e vídeos em Libras.
A mostra também terá uma estrutura imersiva em formato de cubo, onde as gravuras serão ampliadas e projetadas ao redor do público.
Segundo o diretor da Premium Comunicação Integrada de Marketing, Álvaro Moura, a exposição integra um conjunto de mostras internacionais realizadas no Espírito Santo com obras de artistas como Leonardo da Vinci, Monet, Picasso e Michelangelo.
A exposição tem patrocínio da Biancogres e Supermercados BH e é viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A organização é da The Art Co. em conjunto com a Brasil Meeting Points, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
