A partir da próxima segunda-feira (17), o acesso ao Morro do Moreno, um dos principais cartões-postais de Vila Velha, ficará totalmente interditado ao público para o início das obras de implantação da nova infraestrutura urbanística do monumento natural. A medida é necessária para garantir a segurança dos visitantes durante a execução dos serviços. A previsão é que o parque seja reaberto ao público no segundo semestre de 2026.
O lançamento oficial das obras acontece neste sábado (15), às 8 horas, com a presença do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e do governador do Estado, Renato Casagrande, que assinam a ordem de serviço durante solenidade na Rua Anésio Alvarenga, na área do Exército, no Parque das Castanheiras.
Com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, o projeto — coordenado pela Secretaria Municipal de Obras — vai garantir mais segurança, acessibilidade e conforto aos visitantes, além de fortalecer o potencial turístico e ambiental do local. Entre as intervenções previstas estão a pavimentação de cerca de 730 metros da via principal de acesso ao topo, a construção de portaria, sanitários, sala administrativa, depósito, estacionamento e um espaço voltado à educação ambiental.
O projeto também prevê sete mirantes panorâmicos, com vistas para a baía de Vitória, o Convento da Penha e a orla de Vila Velha. Entre eles, o tradicional Mirante Testa da Macaca, conhecido pela vista privilegiada do pôr do sol. No topo, será construída uma cafeteria e uma área de convivência coberta, oferecendo estrutura de descanso e contemplação.
O conjunto de edificações inclui ainda um receptivo na Rua Xavantes, com setores administrativos e operacionais, bilheteria, copa, sanitários públicos acessíveis e iluminação em LED. A proposta também prepara o local para receber, futuramente, um sistema de transporte tipo funicular, que facilitará o acesso de visitantes.
“As obras vão transformar o Morro do Moreno em um espaço que une preservação, beleza e estrutura. É uma intervenção que valoriza o turismo e reforça o orgulho de Vila Velha, consolidando o morro como um dos grandes ícones do Espírito Santo”, destacou o prefeito Arnaldinho Borgo.
Antes da solenidade no Morro do Moreno, às 7 horas, o prefeito e o governador realizam uma visita técnica às obras do Canal da Costa, na Avenida Castelo Branco, sob a Terceira Ponte. O projeto, orçado em R$ 21,9 milhões, prevê o tamponamento do canal e a implantação de um parque linear com quadras, pista de skate, academia ao ar livre, área pet, estacionamento e ciclovia, além de melhorias no escoamento pluvial e redução de alagamentos na região.
