A Vports e a Comexport, gigante nacional do comércio exterior recentemente reconhecida como a maior empresa do Espírito Santo, firmaram um novo contrato que amplia em 16 mil metros quadrados a área de atuação e armazenamento da companhia no complexo portuário de Vitória e Vila Velha.
Com o acordo — o 15º contrato assinado pela autoridade portuária desde o início da concessão à iniciativa privada, há três anos — o Estado passa a ter capacidade para receber mais de 200 mil veículos por ano, consolidando-se como o principal ponto de entrada de automóveis importados no país.
Além dos veículos, o novo contrato também prevê a expansão das operações com máquinas, equipamentos e cargas especiais, que exigem infraestrutura e procedimentos específicos de movimentação.
Crescimento e inovação
Em 2023, a Comexport se tornou a primeira empresa a operar um Terminal de Veículos (TEV) dentro do porto de Vitória — um marco para o setor logístico nacional. O sucesso da parceria inicial resultou neste novo avanço, que amplia a capacidade de atendimento aos mercados automotivo e industrial.
“O contrato que viabilizou o Terminal de Veículos representou um avanço estratégico para a Comexport. Hoje, temos dentro do porto um complexo logístico entre os mais avançados do mundo, agora ampliado pela nova parceria. Esses investimentos reafirmam nossa confiança no Espírito Santo, na Vports e na indústria automotiva brasileira”, destaca Alan Goldlust, presidente da Comexport.
Investimentos e resultados
Para o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, o acordo reflete o dinamismo conquistado pela gestão portuária desde a concessão. “Investimentos de cerca de R$ 600 milhões, realizados ao longo desses três anos com empresas parceiras, têm fortalecido a vocação capixaba para a logística e o comércio exterior, com destaque para o setor automotivo”, afirma.
Serrão ressalta que este é o 15º contrato firmado sob a administração da Vports — um avanço expressivo diante do período anterior à concessão, quando era assinado, em média, um novo contrato a cada quatro anos.
“Trata-se de uma parceria estratégica que consolida a Vports como hub logístico nacional do setor automotivo. Essa assinatura chega em um momento especial: fomos reconhecidos como a melhor empresa de serviços logísticos do Espírito Santo pelo anuário 200 Maiores e Melhores do IEL/Findes, resultado do compromisso com a qualidade, a produtividade e a modernização”, completa o executivo.
Recordes de movimentação
De janeiro a setembro de 2025, o complexo portuário de Vitória já movimentou 3,8 milhões de toneladas em importações, superando o volume total de 2024 — que já havia sido recorde. O destaque vai para o crescimento de 49% nas importações de máquinas e equipamentos, um dos setores mais aquecidos do ano.
“O novo contrato amplia ainda mais essas possibilidades e consolida o Espírito Santo como protagonista nacional em eficiência portuária e logística”, finaliza Serrão.
