O governador Renato Casagrande lançou, nesta segunda-feira (25), o Plano Estratégico do ParklogBR/ES, durante solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória. O projeto é considerado um dos principais programas estruturantes do Estado e busca consolidar o Espírito Santo como referência em comércio exterior.
Localizado próximo à Grande Vitória, o Parklog reúne três portos, três aeródromos, a primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) privada do País, além de conexões com ferrovias, rodovias e benefícios fiscais da Sudene.
O plano foi construído em parceria com os dez municípios da área de influência (Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama) e com a iniciativa privada. A estratégia define ações até 2035, como modernização da infraestrutura, integração multimodal, formação profissional e incentivo à inovação.
Casagrande destacou que o Espírito Santo pode se tornar “a porta de entrada do mundo para o Brasil e de saída dos produtos brasileiros para o exterior”. O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou que o Estado vive “o maior ciclo de investimentos em infraestrutura portuária do país” e que o Parklog conectará todos os modais logísticos.
Para o secretário de Desenvolvimento, Rogério Salume, o plano é “um divisor de águas”, ao unir infraestrutura moderna, governança sólida e visão de futuro.
Durante o evento, foram assinados atos como a criação do Comitê Executivo, a expansão da Rede de Distribuição de Gás e a nomeação da Comissão do Plano Diretor de Aracruz.