Escultura em pau-a-pique passa a integrar o acervo do Parque e celebra o legado do artista que marcou a arte contemporânea capixaba
O Parque Cultural Casa do Governador inaugura neste domingo (7) a obra “Navegantes”, do artista Marcos Martins, dentro da programação do Parque Aberto. A escultura, em pau-a-pique, mede 6 m x 3 m x 90 cm e representa um barco que parece flutuar acima do solo, orientado em direção ao mar. A cerimônia de inauguração será às 11h, com entrada gratuita.
Combinando elementos de casa e embarcação, a estrutura se eleva sobre palafitas e estabelece um diálogo direto com a copa das árvores, evocando referências a pescadores e comunidades ribeirinhas. Vista à distância, a obra causa forte impacto visual e convida à reflexão sobre deslocamento, território e pertencimento. A peça passa a integrar o acervo do Parque por um ano, ao lado de esculturas, instalações e projetos concebidos especialmente para o espaço.
Para o diretor curatorial do Parque Cultural Casa do Governador, Omar Salomão, “Navegantes” habita simultaneamente dois campos simbólicos: o da casa e o do mar.
“O barco, feito em pau-a-pique, não é para ser navegado fisicamente, mas espiritualmente, com pensamentos, desejos e inquietações”, afirma.
O artista
Marcos Martins foi artista visual, arquiteto e professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde atuava desde 2010. Formado em arquitetura, levou para sua prática artística uma crítica contundente às “anti-arquiteturas” e às formas de desumanização do espaço urbano, especialmente aquelas que tornam a cidade hostil aos corpos. Faleceu em setembro deste ano, em Fortaleza (CE), sua cidade natal.
Na Ufes, atuou como gestor da Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2019. Foi professor de Escultura e ressaltava que a experiência acadêmica influenciava diretamente sua criação, a partir de um lugar de professor-artista, orientado pela escuta, pela troca e pelo incentivo ao pensamento crítico dos estudantes.
Sua última exposição em vida, “Pele Abissal”, reuniu 23 anos de trajetória artística. Seu legado permanece tanto na produção em arte contemporânea quanto na formação de novas gerações, marcadas por sua defesa de uma criação rigorosa, sensível e autêntica.
“Marcos Martins era um artista raro. Tratava a vida e o mundo com complexidade, delicadeza e inteligência. Sem separar campos de atuação, uma coisa se mesclava com a outra, fosse enquanto professor, artista, pesquisador ou arquiteto. Como nas obras em barro que desenvolveu, seu interesse estava na mistura: das experiências, das escutas e das relações, capazes de deslocar o olhar. A obra dele provoca a abertura de caminhos para outras formas de relação e presença no mundo”, destaca Omar Salomão.
Serviço | Inauguração da obra “Navegantes”, de Marcos Martins
Local: Parque Cultural Casa do Governador – Rua Santa Luzia, s/n, Praia da Costa, Vila Velha
Data: Domingo, 7 de dezembro
Horário: 11h
A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na hora do evento, na recepção do Parque, ou previamente pelo link:
https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/event/parque-aberto-22-555-452-716-190
A programação do Parque Aberto acontece das 8h às 15h, com última entrada às 14h.
