O novo Pet Park da Praça dos Namorados, na Praia do Canto, foi inaugurado neste sábado (1º) e já está aberto ao público. Com cerca de 215 metros quadrados, o espaço foi projetado para oferecer lazer, segurança e bem-estar aos animais de estimação e seus tutores, fortalecendo a convivência entre pets e comunidade.
A manhã de inauguração teve clima de festa, com pipoca, algodão-doce, picolé e brinquedos para as crianças. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Cris Samorini, do secretário da Central de Serviços Leonardo Amorim, do secretário de Governo em exercício Luciano Forrechi, do subsecretário de Meio Ambiente Diego Libardi, do secretário de Esportes e Lazer Rodrigo Ronchi e de vereadores da Câmara de Vitória.

O Pet Park foi dividido em duas áreas: uma para cães de pequeno porte e outra para médios e grandes, ambas com entradas individuais e zonas de segurança que evitam fugas. O piso é de tijolo holandês, material permeável que facilita o escoamento da água e contribui para a sustentabilidade do espaço. O local também possui caixas de areia multifuncionais, que servem para as necessidades dos animais, enriquecimento ambiental e controle de odores.
“Nós estamos em uma caminhada de reconstrução deste espaço, aqui na Praça dos Namorados e dos Desejos. O novo Pet Park faz parte desse processo. Queremos que moradores e turistas encontrem locais para convivência harmoniosa — e é por isso que Vitória é referência em tantas frentes”, destacou Cris Samorini.
Para estimular a prática de atividades físicas e o bem-estar dos cães, o espaço recebeu manilhas de concreto, rampas e tocos de madeira, promovendo o chamado agility urbano, modalidade que incentiva o exercício e o gasto saudável de energia. Cada área tem ainda bebedouros de cuba cerâmica e bancos de concreto para o conforto dos tutores.
Segundo Leonardo Amorim, o projeto foi pensado para o lazer de todos: “Fizemos a requalificação dos espaços com hidratação e conforto também para os tutores. A ideia é oferecer ambientes agradáveis em todas as regiões da cidade, transformando os espaços públicos”.
Além da inauguração, o dia teve feira de adoção de cães, que atraiu moradores e visitantes. A médica Juliana Gueller, por exemplo, se encantou pela cachorrinha Luna e levou a nova companheira para casa. “Mais importante do que ração e brinquedos caros é o carinho que eles nos trazem. Agora a Luna vai encher a casa de amor”, contou.
O guarda municipal Roberto Coutinho, de Guarapari, também saiu com duas novas moradoras: Sara e Maya. “Muito legal essa iniciativa da prefeitura de estimular a adoção. Os cachorros são companheiros e vão dar nova vida ao nosso lar. Principalmente para o Theo, nosso caçula, que tem autismo — a presença das cachorrinhas vai ser um grande estímulo para ele”, afirmou.
Fotos: PMV
											
											