As praias e lagoas de Vila Velha vão receber reforço na segurança durante o período de maior movimentação do Verão. Ao todo, 120 guarda-vidas atuarão em 28 postos de salvamento ao longo dos 32 km de orla do município. Dessa estrutura, 25 são novos postos elevados padronizados e outros três funcionarão em formato de tenda.
O aumento no efetivo estará em operação de 16 de dezembro até 28 de fevereiro de 2026, sempre das 8h às 18h. Os novos postos foram distribuídos nas praias da Costa, Itapuã, Coqueiral de Itaparica, na orla da Região 5 e nas lagoas da Ponta da Fruta — locais que recebem elevado número de banhistas e turistas nesta época do ano.
Além da vigilância em terra, os guarda-vidas contarão com um jet ski e um bote inflável para apoio em ações de resgate. Durante as abordagens preventivas, também serão distribuídas pulseirinhas de identificação para crianças, evitando que se percam em meio à grande circulação de pessoas.
O gerente de Salvamento Aquático, Luiz Bastos, reforça a importância de seguir as orientações dos profissionais. “Para aumentar ainda mais a segurança e se precaver de incidentes, os banhistas devem sempre buscar as orientações com os guarda-vidas sobre os locais mais apropriados para o banho. O cuidado nessas horas é fundamental”, alertou.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, destacou o objetivo da operação. “O nosso objetivo é preservar vidas, garantindo, com isso, que banhistas e turistas se divirtam nas praias e lagoas com total segurança”, afirmou.
Foto: PMVV
