Uma praticante de canoa havaiana foi resgatada por guarda-vidas após ficar à deriva no mar na manhã desta segunda-feira (26), em Camburi, Vitória.
Segundo o coordenador do Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar Vitória), Ednardo Dalmácio, a atleta enfrentou um problema com o equipamento. “De acordo com o relato dela, o respirador da ama — o flutuador lateral da canoa — se soltou, permitindo a entrada de água. Isso comprometeu a estabilidade da embarcação, impossibilitando que ela continuasse remando”, explicou.
A praticante entrou na água por volta das 6h, nas proximidades da Ilha do Frade. Um colega tentou prestar ajuda e acionou a guarderia da Curva da Jurema. Somente quando os guarda-vidas iniciaram o plantão, por volta das 7h, foram informados sobre a ocorrência e iniciaram as buscas. As condições do mar eram adversas, com ondas fortes e baixa visibilidade.
A mulher foi localizada com os equipamentos nas imediações de Jardim Camburi, para onde a canoa foi levada pela força da correnteza e dos ventos.
Após o resgate, ela agradeceu à equipe do Salvamar em vídeo publicado nas redes sociais. “Deixo meu obrigada a toda turma do Salvamar, que veio com prancha, nadando e com barco de apoio. Muito obrigada a toda a equipe. Me deixaram sã e salva na areia. Agora está tudo certo.”
O coordenador Ednardo também deixou um alerta para quem pratica esportes no mar: “Evite remar mar adentro em dias com vento forte e mar agitado. Sempre use colete salva-vidas e, em caso de emergência, acione o 190 ou a equipe de resgate mais próxima”, orientou.
Foto: PMV