A manhã deste sábado (19) marca um passo importante para o avanço da infraestrutura viária na Serra. A Prefeitura vai assinar um convênio com o Governo do Estado para a realização de obras de recapeamento em quatro bairros e a construção de dois binários que vão reorganizar o trânsito em regiões estratégicas do município. Também serão assinadas ordens de serviço para intervenções de drenagem nos córregos Irema, em Castelândia, e Laripe, em Vila Nova de Colares.
Os investimentos serão apresentados durante cerimônia na Praça das Artes, em Feu Rosa, a partir das 8h30, com a presença de autoridades estaduais e municipais.
Binários e recapeamento
Em Novo Horizonte, será construído um binário e sete ruas receberão obras de recapeamento, totalizando 6,1 quilômetros de vias requalificadas. A circulação na Avenida Brasil será alterada, com a adoção de sentido único para garantir maior fluidez no tráfego. Já em Feu Rosa, outro binário será implantado e 11 vias passarão por recapeamento, em um total de 5,1 quilômetros de extensão.
Com as intervenções, mais de 11 quilômetros de ruas serão requalificadas, com reorganização do trânsito e adoção de mão única em diversas vias. As mudanças têm o objetivo de aumentar a segurança e a eficiência na circulação de veículos.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, destaca que os investimentos fazem parte de um projeto de continuidade administrativa que visa o desenvolvimento urbano sustentável.
“O avanço dessas obras é resultado de uma gestão de continuidade, que dá sequência ao trabalho iniciado pelo prefeito Sergio Vidigal em prol de um desenvolvimento urbano sustentável. Em parceria com o Governo do Estado, estamos ampliando obras estruturantes com foco na melhoria da mobilidade urbana e na prevenção de alagamentos. Além de trazer mais segurança para os moradores, as intervenções visam à melhoria do tráfego e das condições de circulação viária. São iniciativas que impactam positivamente o cotidiano dos cidadãos e colocam a Serra em um novo patamar de modernização. Com planejamento e união de esforços, seguimos transformando nossa cidade”, afirmou Meireles.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, reforça que as intervenções foram planejadas para atender diretamente às necessidades da população local.
“Estamos promovendo recapeamento com material de alta durabilidade, reorganização do tráfego com binários e ações de drenagem que vão resolver problemas antigos, como os alagamentos. É uma entrega completa de infraestrutura que beneficia diretamente quem vive nesses bairros. A parceria com o Governo do Estado é fundamental para seguirmos investindo em qualidade de vida para os moradores da Serra”, destacou.
Mudanças no trânsito
Novo Horizonte
O novo sistema binário terá a seguinte configuração:
A partir do entroncamento com a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes (trevo de acesso à portaria da ArcelorMittal), a Avenida Brasil terá sentido único no trecho entre a Cidade Continental e a Rua Arara Azul (próxima aos Correios). Nesse ponto, os condutores poderão virar à direita na Rua Arara Azul e depois à esquerda na Rua Papagaio; ou seguir à esquerda na Arara Azul e depois à direita na Rua Gaivota. Ambas as vias passarão a operar em sentido único em direção às praias.
Já o trecho entre a Rua Arara Azul e a Avenida Industrial passará a operar em sentido único no sentido Carapina. O trajeto recomendado para os motoristas será: virar à direita na Rua Arara Azul, à esquerda na Rua Castro Alves e novamente à esquerda na Rua Érico Veríssimo, até alcançar a Avenida Carapebus, retornando à Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
Feu Rosa
No bairro, o sistema binário será composto por dois corredores principais. O primeiro, formado pelas ruas Vitória Régia e Copo de Leite, vai operar em sentido único no sentido Praia, com início na Rua das Avencas (Praça Central) e fim na Rua dos Jacarandás. O segundo corredor, a Rua dos Cravos, funcionará em mão única no trecho entre as ruas dos Jacarandás e das Avencas, com tráfego no sentido da Avenida Talma Rodrigues Ribeiro.
Recapeamento e nova sinalização
As avenidas Central (em Parque Residencial Laranjeiras) e Guarani (no bairro das Laranjeiras, região da Grande Jacaraípe) também receberão obras de recapeamento e nova sinalização horizontal e vertical. Juntas, as intervenções nestas vias somam 3,3 quilômetros de extensão. O objetivo é melhorar a trafegabilidade, aumentar a segurança e requalificar o espaço urbano.
Drenagem pluvial
Durante o evento, o Governo do Estado vai assinar ordens de serviço para execução de obras de drenagem nos córregos Irema, em Castelândia, e Laripe, em Vila Nova de Colares. As intervenções visam ampliar a capacidade de escoamento das águas da chuva, reduzindo os riscos de alagamentos, preservando vias públicas, estruturas urbanas e oferecendo mais segurança aos moradores.
Além de minimizar transtornos causados por chuvas intensas, as obras de drenagem vão contribuir diretamente para a valorização dos bairros atendidos e para o bem-estar da população.