Obra estratégica de mobilidade urbana, com 8,5 km de extensão, vai aliviar o trânsito na avenida Abido Saad e impulsionar o desenvolvimento da região litorânea da Serra
A primeira etapa da obra do Contorno de Jacaraípe, um dos maiores investimentos em mobilidade urbana do Espírito Santo, tem previsão de conclusão até o final deste ano. A informação foi reforçada durante visita técnica realizada nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales) ao canteiro de obras, localizado no município da Serra.
Deputado Xambinho durante a visitação
Com 8,5 quilômetros de extensão, o trecho em execução ligará Jacaraípe a Nova Almeida, criando um novo corredor para o tráfego pesado, que hoje congestiona a avenida Abido Saad. Avaliada em R$ 240 milhões, a obra é considerada estratégica para o crescimento ordenado da região.
“Essa é a maior obra de mobilidade urbana em andamento no Estado. Vai beneficiar toda a região litorânea da Serra, além de fomentar o desenvolvimento da cidade como um todo”, destacou o presidente da comissão, deputado Alexandre Xambinho (Podemos).
O parlamentar também chamou atenção para o impacto da obra na economia local. “Estamos falando de uma área com potencial industrial crescente, principalmente por conta do Porto da Imetame, em Aracruz. Esse contorno vai contribuir diretamente para facilitar o escoamento da produção e atrair investimentos”, disse.
Etapas da obra
A obra está dividida em duas etapas. A primeira, com previsão de conclusão até dezembro de 2025, já está em fase final, restando apenas cerca de 280 metros no início do trecho em Jacaraípe e mais 280 metros na chegada a Nova Almeida. Segundo o coordenador de obras do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Jorge Bahia, esses trechos enfrentaram desafios técnicos devido ao solo mole encontrado na região.
“A solução foi usar técnicas específicas, incluindo o uso de EPS (poliestireno expandido) para garantir a estabilidade da via. A retirada da sobrecarga será feita nos próximos meses e, após agosto, daremos início à fase de pavimentação”, explicou.
A segunda etapa do contorno, que ligará Nova Almeida ao município de Aracruz, está em fase de projeto e contemplará a nova ponte de Nova Almeida, o contorno de Praia Grande e a ligação até o Pontal do Piraqueaçu.
Desenvolvimento e geração de oportunidades
Xambinho ressaltou que o Contorno de Jacaraípe representa muito mais do que infraestrutura: é uma porta aberta para o progresso. “Essa região vai crescer com geração de emprego, renda e mais qualidade de vida para quem vive aqui. Estamos acompanhando de perto para garantir que o cronograma seja cumprido e os benefícios cheguem à população o quanto antes.”
Informações e fotos: ALES