Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios do INSS poderão buscar atendimento presencial em mais de 4.700 agências dos Correios em todo o Brasil a partir do dia 30 de maio de 2025. A iniciativa tem o objetivo de facilitar a contestação de cobranças não autorizadas e acelerar os pedidos de devolução dos valores.
A medida faz parte de uma força-tarefa contra fraudes em descontos de mensalidades associativas aplicadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários do INSS. Desde a última segunda-feira (26), o instituto já começou a devolver os valores descontados irregularmente na folha de abril.
Como solicitar a devolução
Para receber os valores de volta, o segurado deve informar ao INSS que não autorizou o desconto. O pedido pode ser feito por dois canais oficiais:
Meu INSS (aplicativo ou site meu.inss.gov.br);
Central 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Não é necessário apresentar documentos nem fornecer dados bancários. O segurado apenas precisa informar se reconhece ou não o desconto. Caso a entidade responsável pela cobrança não consiga comprovar a autorização, deverá devolver o valor ao INSS, que fará o repasse diretamente ao beneficiário pela mesma via do pagamento do benefício — conta bancária ou cartão magnético.
Atendimento presencial nos Correios
A partir de 30 de maio, o atendimento também será feito presencialmente nas agências dos Correios. Os serviços disponíveis incluem:
Verificação de descontos indevidos;
Identificação da entidade que fez a cobrança;
Orientações para contestação;
Auxílio na solicitação de ressarcimento.
A expectativa é que o novo canal amplie o acesso ao serviço, especialmente para quem tem dificuldade em usar meios digitais.
Alerta para golpes
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, alerta que muitos golpistas têm se aproveitado da situação para aplicar fraudes. “É fundamental desconfiar de mensagens ou ligações que prometem antecipação de valores e solicitam dados pessoais ou pagamentos. As agências dos Correios não entram em contato por telefone, mensagem ou e-mail. Todo o atendimento será presencial, seguro e transparente”, afirma.
O que o consumidor deve fazer:
Nunca forneça dados pessoais, bancários ou documentos por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens;
Desconfie de promessas de liberação antecipada de valores ou vantagens;
Evite clicar em links suspeitos;
Sempre utilize os canais oficiais do INSS;
Em caso de dúvida, procure orientação com o Procon-ES.
Canais de atendimento
Procon-ES por telefone: 151
WhatsApp Procon-ES: (27) 3134-8499
Atendimento presencial:
Sede do Procon-ES: Av. Jerônimo Monteiro, 935, Centro de Vitória – com agendamento em agenda.es.gov.br
Faça Fácil Cariacica: Rodovia Leste-Oeste, 154, bairro Santo André – agendamento pelo site facafacil.es.gov.br