Procon-ES orienta beneficiários do INSS sobre devolução de desconto indevido

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios do INSS poderão buscar atendimento presencial em mais de 4.700 agências dos Correios em todo o Brasil a partir do dia 30 de maio de 2025. A iniciativa tem o objetivo de facilitar a contestação de cobranças não autorizadas e acelerar os pedidos de devolução dos valores.

A medida faz parte de uma força-tarefa contra fraudes em descontos de mensalidades associativas aplicadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários do INSS. Desde a última segunda-feira (26), o instituto já começou a devolver os valores descontados irregularmente na folha de abril.

Como solicitar a devolução

Para receber os valores de volta, o segurado deve informar ao INSS que não autorizou o desconto. O pedido pode ser feito por dois canais oficiais:

Meu INSS (aplicativo ou site meu.inss.gov.br);

Central 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Não é necessário apresentar documentos nem fornecer dados bancários. O segurado apenas precisa informar se reconhece ou não o desconto. Caso a entidade responsável pela cobrança não consiga comprovar a autorização, deverá devolver o valor ao INSS, que fará o repasse diretamente ao beneficiário pela mesma via do pagamento do benefício — conta bancária ou cartão magnético.

Atendimento presencial nos Correios

A partir de 30 de maio, o atendimento também será feito presencialmente nas agências dos Correios. Os serviços disponíveis incluem:

Verificação de descontos indevidos;

Identificação da entidade que fez a cobrança;

Orientações para contestação;

Auxílio na solicitação de ressarcimento.

A expectativa é que o novo canal amplie o acesso ao serviço, especialmente para quem tem dificuldade em usar meios digitais.

Alerta para golpes

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, alerta que muitos golpistas têm se aproveitado da situação para aplicar fraudes. “É fundamental desconfiar de mensagens ou ligações que prometem antecipação de valores e solicitam dados pessoais ou pagamentos. As agências dos Correios não entram em contato por telefone, mensagem ou e-mail. Todo o atendimento será presencial, seguro e transparente”, afirma.

O que o consumidor deve fazer:

Nunca forneça dados pessoais, bancários ou documentos por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens;

Desconfie de promessas de liberação antecipada de valores ou vantagens;

Evite clicar em links suspeitos;

Sempre utilize os canais oficiais do INSS;

Em caso de dúvida, procure orientação com o Procon-ES.

Canais de atendimento

Procon-ES por telefone: 151

WhatsApp Procon-ES: (27) 3134-8499

Atendimento presencial:

Sede do Procon-ES: Av. Jerônimo Monteiro, 935, Centro de Vitória – com agendamento em agenda.es.gov.br

Faça Fácil Cariacica: Rodovia Leste-Oeste, 154, bairro Santo André – agendamento pelo site facafacil.es.gov.br

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.