O cinema capixaba também marca presença no catálogo gratuito do Itaú Cultural Play, que reúne 18 filmes nacionais de diferentes regiões do país. Entre os títulos disponíveis na plataforma estão os curtas Depois Deste Desterro, de Renan Amaral, e Canto das Areias, de Maíra Tristão, de Maíra Tristão, produções do Espírito Santo que dialogam com memória, território e identidade cultural, conectando o público a histórias que nascem no próprio Estado e ecoam em diferentes contextos do audiovisual brasileiro.
Entre as opções disponíveis na plataforma está a comédia Recife Frio, curta-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho, que retrata a cidade pernambucana sob uma drástica mudança climática. Com linguagem de documentário, a ficção mostra a capital em um cenário inesperadamente frio e aborda temas como especulação imobiliária, desigualdade social e impacto do turismo.
Outro destaque é o documentário Brasiliana: o musical negro que apresentou o Brasil ao mundo, de Joel Zito Araújo, que conta a história da companhia de teatro, dança e música fundada em 1949, no Rio de Janeiro, por artistas negros que excursionou por 90 países. Já o documentário Empate, de Sergio de Carvalho, resgata o movimento seringueiro das décadas de 1970 e 1980 no Acre, marcado por estratégias pacíficas de resistência contra o desmatamento da Amazônia.
Também da região Norte, o curta Dasilva Daselva, de Anderson Mendes, apresenta a vida e a obra do artista e ecologista Sebastião Corrêa da Silva, autor de mais de 600 trabalhos sobre a fauna e a flora amazônicas. No Nordeste, o documentário Serão, de Caio Bernardo, traz o Cariri paraibano como cenário para retratar a extração manual de cal e o trabalho na indústria têxtil a partir do cotidiano de uma família.
Representando o Espírito Santo, Depois Deste Desterro acompanha uma personagem que retorna à terra natal em 1968, durante a ditadura militar, enquanto Canto das Areias resgata a memória de uma vila soterrada pelas dunas, conectando paisagem, história e identidade cultural.
Além dos documentários e curtas-metragens, a plataforma disponibiliza a coleção Cine Curtinhas, com oito filmes voltados ao público infantil. Entre eles estão PiOinc, que mostra a amizade entre um porco e um passarinho; a animação Abraços, sobre uma filha que cria aventuras imaginárias para animar a mãe; O Jardim Mágico, inspirado em fábulas; e Eu e o boi, o boi e eu, que dialoga com a cultura popular da lenda do Boi da Manta.
Os filmes podem ser assistidos gratuitamente pelo site itauculturalplay.com.br.
Fonte: ABr
