Ana Paula Martin, referência nacional na produção de especiarias, promete inovação inspirada no mercado europeu e reforça protagonismo de São Mateus no setor
A produtora rural e empresária capixaba Ana Paula Martin, que ganhou projeção nacional após firmar uma parceria com a Natura, revelou que está prestes a lançar um produto inédito no mercado brasileiro. O novo item, que ainda é mantido sob sigilo, já é conhecido na Europa e promete movimentar o setor de cosméticos e ingredientes naturais no país.
“Novamente o Sebrae está me auxiliando e ajudando com uma novidade que vai gerar um ‘boom’ no mercado. Nós vamos lançar um produto inédito no Brasil, que já existe na Europa. Ainda não posso revelar, então vou deixar para contar quando tivermos o produto prontinho”, contou Ana Paula, em tom de mistério.
Dona da Fazenda Lagoa Seca, em São Mateus, Ana Paula se tornou referência nacional no cultivo e exportação de especiarias, como pimenta-rosa, pimenta-do-reino, pimenta da Jamaica, macadâmia, café e mamão. A propriedade é também a única no país a produzir pimenta da Jamaica em grande escala.
A virada na carreira da administradora capixaba começou em 2016, quando ela deixou o cargo na Petrobras para assumir o comando da fazenda da família, em um ambiente ainda marcado pelo predomínio masculino. Desde então, o apoio do Sebrae/ES foi decisivo. “Eu sou muito grata ao Sebrae, principalmente à Morgana. Quando pensei em desistir, ela foi quem me deu força, conselhos e me motivou. O Sebrae/ES nunca me deixou desanimar”, destacou Ana Paula, emocionada.
Seu trabalho não passou despercebido: em 2023, a pimenta-rosa de São Mateus recebeu a Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), reforçando o status da cidade como polo nacional de especiarias. “Recebemos mais uma Indicação Geográfica de origem, aqui onde tudo isso começou. Para nós, produtores rurais, isso é muito importante porque teremos o reconhecimento da qualidade dos nossos produtos para os mercados nacional e internacional”, afirmou.
Ana Paula também ganhou notoriedade ao ser fornecedora oficial de pimenta-rosa para a Natura, que utiliza a especiaria em perfumes e óleos corporais. Com a visibilidade, ela passou a ser presença frequente em eventos voltados ao empreendedorismo feminino, como o EmpoderaDonas, promovido pelo Sebrae/ES.
“De tudo que vivi, o mais importante foi nunca ter deixado de acreditar. Hoje, quando participo de eventos, vejo mulheres se emocionarem com minha história. Isso me dá certeza de que valeu a pena continuar e espero seguir inspirando mais produtoras rurais a fazerem o mesmo”, afirmou.
A Fazenda Lagoa Seca é também um laboratório de inovação: por lá já foram criados itens como doce de macadâmia com pimenta da Jamaica, gelato de macadâmia, biscoitos especiais, pimenta-rosa em pó e até óleo essencial da pimenta da Jamaica.
Para Ana Paula, o crescimento da fazenda é também uma vitória coletiva. “O lado positivo de tudo isso não é só para mim, é para minha cidade, para o meu estado. Sempre repito: a gente produz qualidade e São Mateus é a capital estadual das especiarias”, concluiu.