A segunda edição do Projeto “Nós no Parque: Explorando Contos Através da Música” vai homenagear o centenário do violonista capixaba Maurício de Oliveira (1925-2009), considerado um dos maiores nomes da música do Espírito Santo. O evento será no Parque Moscoso, em Vitória, no domingo, 31 de agosto, das 10h às 12h, com apresentação do violinista Hariton Nathanailidis e contação de histórias da escritora Renata Bomfim. A iniciativa é da Sonatha Produções, com patrocínio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória.
Esta é a segunda de cinco edições do projeto, que seguirá até o final do ano, sempre aos domingos, unindo música e literatura e oferecendo às crianças e famílias a oportunidade de conhecer repertórios musicais diferenciados e histórias inéditas.
Homenagem a Maurício de Oliveira
Nascido em Vitória, filho de pescador, Maurício de Oliveira se destacou como violonista, arranjador e professor de música. Foi o primeiro músico capixaba a gravar um disco, em 1952, e conquistou o 2º lugar no V Festival Internacional da Juventude para a Paz e a Amizade, em Varsóvia, em 1955, com a composição “Canção da Paz”. Também foi pioneiro ao gravar a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão, na década de 1960.
O violinista Hariton Nathanailidis, que acompanhou de perto a carreira de Maurício desde a década de 1980, gravou com o mestre o álbum “Luísa”, em 2008. Nesta edição, ele apresentará cinco peças instrumentais do músico, acompanhado por convidados, ressaltando a relevância do legado musical e cultural de Maurício para o Espírito Santo.
“Como compositor, Maurício retratou nossa história, tradições e personagens capixabas. Sua obra merece ser reverenciada”, afirma Hariton, destacando composições como Coro dos Canoeiros do Rio Santa Maria e Batuque e Polca.
Contação de histórias
As músicas serão intercaladas com uma narrativa criada e narrada por Renata Bomfim, que conta a história de Vitória e Ravi, duas crianças apaixonadas pela natureza, e da Vovó Ester, que transmite sabedoria e afeto. A narrativa se inspira na Ilha de Vitória e na tradição literária capixaba, em homenagem à escritora Ester Abreu Vieira de Oliveira, presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL).
“A arte é uma ferramenta poderosa de educação e sensibilização. Cada edição do projeto aproxima crianças, famílias e comunidade, promovendo experiências culturais e sociais enriquecedoras”, explica Renata.
Programação
Data: 31 de agosto (domingo)
Horário: 10h às 12h
Local: Parque Moscoso – Av. Cleto Nunes, s/n, Centro, Vitória (ES)
Entrada: gratuita
Realização: Sonatha Produções
Patrocínio: Lei Rubem Braga / Prefeitura de Vitória
Repertório musical
Canção da Paz – Maurício de Oliveira
Coro dos Canoeiros do Rio Santa Maria – Maurício de Oliveira
Batuque e Polca – Maurício de Oliveira
Diálogos nº 3 – Maurício de Oliveira
Canção da Paz (encerramento) – Maurício de Oliveira
Equipe
Hariton Nathanailidis – Produção executiva
Marcia Dall’Orto – Coordenação geral
Renata Bomfim – Contação de histórias
José Roberto Santos Neves – Assessoria de Imprensa
Priscila Aline – Web designer
Redes sociais
Instagram: @sonathapm