Um ato contra a chamada PEC da Blindagem reuniu manifestantes, na tarde deste domingo, em frente à Assembleia Legislativa, em Vitória, como parte da mobilização coordenada nas capitais do país.
O protesto começou às 15 horas e contou com a presença de lideranças políticas, representantes de entidades e movimentos sociais, artistas e cidadãos indignados com a proposta que busca restringir ações do Ministério Público e do Poder Judiciário contra parlamentares.

No trio elétrico estacionado em frente à Assembleia, se manifestaram os deputados estaduais João Coser e Iriny Lopes, ambos do PT, a deputada federal Jackeline Rocha (PT-ES) e o senador Fabiano Contarato (PT), entre outras lideranças contrários ao teor da proposta.

A PEC, que tramita no Congresso Nacional, tem sido alvo de intensas críticas por representar, segundo juristas, parlamentares e organizações da sociedade civil, um retrocesso no combate à corrupção e na responsabilização de agentes públicos.
Diversas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador e Porto Alegre, também registraram protestos neste sábado, demonstrando que o repúdio à PEC transcende partidos e regiões.

A mobilização segue com o objetivo de pressionar os parlamentares para rejeitarem qualquer medida que comprometa a transparência, a fiscalização e o equilíbrio entre os poderes.
