PSDB lança pré-candidatura de Luiz Paulo ao Senado e reforça apoio a Casagrande e Ferraço

O PSDB lançou, nesta quinta-feira, a pré-candidatura do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ao Senado. O anúncio foi oficializado pelo presidente nacional dos tucanos, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, em coletiva no gabinete do deputado estadual Vandinho Leite, presidente do PSDB no Espírito Santo.

Antes da coletiva, Perillo, Luiz Paulo e Vandinho estiveram no Palácio Anchieta, onde almoçaram com o governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). No encontro, o PSDB reafirmou o compromisso de integrar a aliança governista que deverá disputar o comando do Estado em 2026, com Ferraço como candidato a governador e Casagrande para o Senado.

“Anunciamos o compromisso do PSDB nacional, estadual e municipal de continuar apoiando o projeto vitorioso liderado pelo governador Renato Casagrande e, obviamente, também temos o compromisso de apoiar o governo do Ricardo Ferraço e, naturalmente, a reeleição dele”, afirmou Perillo.

Perillo: “Não vamos impor nada”

De acordo com o presidente nacional do PSDB, o nome de Luiz Paulo se apresenta como uma opção qualificada para compor a chapa, mas sem imposições. “Casagrande sabe que ter o Luiz Paulo ao lado dele eleva o nível, qualifica o debate. Mas nós não vamos fazer imposição nenhuma, nada que é imposto dá certo. A gente não acredita em casamento na delegacia. E nós também não somos pendulares: hoje aqui, amanhã ali. Isso não faz parte do nosso estilo”, disse.

Perillo ressaltou que a definição da chapa só acontecerá no período das convenções partidárias, em 2026. “Esse momento, daqui a dez meses, será um momento de escolha. E o governador e o vice sabem que escolher o PSDB como parceiro aqui é uma escolha pensando no bem do país e no bem do Espírito Santo. Nós vamos oferecer o que há de melhor na composição liderada pelo Casagrande”, afirmou.

Luiz Paulo: “O Brasil tem conserto”

Em seu discurso, Luiz Paulo frisou que sua candidatura nasce com a missão de representar o Espírito Santo em Brasília e de levar para o Congresso os bons exemplos do Estado. “A minha pré-candidatura vai ser sempre no sentido do que o Espírito Santo pode contribuir para resolver os problemas do Brasil, porque assim o Brasil pode ajudar mais o Espírito Santo. O Brasil ajudará muito o Espírito Santo na proporção em que o Espírito Santo ajudar a consertar os problemas do Brasil. E eu entro nessa pré-campanha de senador com a certeza de que o Brasil tem conserto.”

O tucano destacou a trajetória de avanços capixabas desde o início dos anos 2000 e disse que o PSDB participou desse ciclo. “Desde o primeiro governo de Paulo Hartung, em 2002, o Espírito Santo deu saltos em todos os aspectos, mas principalmente na confiança da população nas lideranças do Estado. Temos orgulho do que foi feito nestes 20 anos. E o PSDB faz parte dessa história.”

Questionado sobre a disputa interna no campo casagrandista pela segunda vaga ao Senado – também cobiçada por nomes como Da Vitória (PP), Euclério Sampaio (MDB) e Enivaldo dos Anjos (PSB) –, Luiz Paulo disse que pretende se credenciar pela história e pela coerência. “Nós vamos nos credenciar para ser a melhor escolha para essa aliança”, afirmou.

Ele também declarou apoio ao projeto majoritário liderado por Casagrande e Ferraço: “Queremos fazer parte da aliança liderada pelo governador Renato Casagrande, torcendo para que ele de fato saia candidato a senador, é uma decisão dele, e que Ricardo Ferraço assuma o governo.”

Metas do PSDB no Espírito Santo

Além da disputa ao Senado, o PSDB tem como meta eleger três deputados estaduais e, pelo menos, um deputado federal no Espírito Santo. Hoje, o partido conta com dois parlamentares na Assembleia – Vandinho Leite e Mazinho dos Anjos – e não tem representação na Câmara dos Deputados.

Uma das estratégias é atrair quadros da administração estadual para disputar pelo partido em 2026. O secretário de Agricultura, Enio Bergoli, já está filiado e é considerado pré-candidato à Câmara. Outro nome em negociação é o secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, atualmente no União Brasil.

Nacionalmente, segundo Marconi Perillo, a meta é dobrar a atual bancada tucana na Câmara, que hoje tem 14 deputados.

Vandinho: Senado precisa de mais qualidade

O deputado estadual Vandinho Leite reforçou que Luiz Paulo é um aliado histórico de Casagrande e Ferraço e defendeu que sua presença pode melhorar o debate em Brasília. “Acreditamos que a competência dele, a sobriedade, em uma chapa ao lado do governador Casagrande, como dupla no Senado, pode qualificar muito o Senado. O Brasil precisa de quadros mais qualificados nesse ambiente que deveria ser palco dos debates mais qualificados do país, mas onde infelizmente estamos tendo debates tão desqualificados.”

sobre nós

Diretor de conteúdo – Eduardo Caliman

Jornalista formado pela Ufes (1995), com Master em Jornalismo para Editores pelo CEU/Universidade de Navarra – Espanha. Iniciou a carreira em A Tribuna e depois atuou por 21 anos em A Gazeta, como repórter, editor de Política, coordenador de Reportagens Especiais e editor-executivo. Foi também presidente do Diário Oficial, subsecretário de Comunicação do ES e, de 2018 a 2024, coordenador de comunicação institucional no sistema OAB-ES/CAAES.

compromisso e propósito

O NewsEspíritoSanto nasceu com compromisso de levar informação precisa, relevante e independente para os capixabas. Nosso propósito é ser uma fonte confiável para quem busca entender os acontecimentos do Estado, valorizando a transparência, a ética e a pluralidade.

contato

E-mail:

contato@newsespiritosanto.com.br

WhatsApp:

27 999204119

Participe do conteúdo do News ES: encaminhe a sua sugestão de pauta para o nosso e-mail.