O PSDB lançou, nesta quinta-feira, a pré-candidatura do ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) ao Senado. O anúncio foi oficializado pelo presidente nacional dos tucanos, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, em coletiva no gabinete do deputado estadual Vandinho Leite, presidente do PSDB no Espírito Santo.
Antes da coletiva, Perillo, Luiz Paulo e Vandinho estiveram no Palácio Anchieta, onde almoçaram com o governador Renato Casagrande (PSB) e o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). No encontro, o PSDB reafirmou o compromisso de integrar a aliança governista que deverá disputar o comando do Estado em 2026, com Ferraço como candidato a governador e Casagrande para o Senado.
“Anunciamos o compromisso do PSDB nacional, estadual e municipal de continuar apoiando o projeto vitorioso liderado pelo governador Renato Casagrande e, obviamente, também temos o compromisso de apoiar o governo do Ricardo Ferraço e, naturalmente, a reeleição dele”, afirmou Perillo.
Perillo: “Não vamos impor nada”
De acordo com o presidente nacional do PSDB, o nome de Luiz Paulo se apresenta como uma opção qualificada para compor a chapa, mas sem imposições. “Casagrande sabe que ter o Luiz Paulo ao lado dele eleva o nível, qualifica o debate. Mas nós não vamos fazer imposição nenhuma, nada que é imposto dá certo. A gente não acredita em casamento na delegacia. E nós também não somos pendulares: hoje aqui, amanhã ali. Isso não faz parte do nosso estilo”, disse.
Perillo ressaltou que a definição da chapa só acontecerá no período das convenções partidárias, em 2026. “Esse momento, daqui a dez meses, será um momento de escolha. E o governador e o vice sabem que escolher o PSDB como parceiro aqui é uma escolha pensando no bem do país e no bem do Espírito Santo. Nós vamos oferecer o que há de melhor na composição liderada pelo Casagrande”, afirmou.
Luiz Paulo: “O Brasil tem conserto”
Em seu discurso, Luiz Paulo frisou que sua candidatura nasce com a missão de representar o Espírito Santo em Brasília e de levar para o Congresso os bons exemplos do Estado. “A minha pré-candidatura vai ser sempre no sentido do que o Espírito Santo pode contribuir para resolver os problemas do Brasil, porque assim o Brasil pode ajudar mais o Espírito Santo. O Brasil ajudará muito o Espírito Santo na proporção em que o Espírito Santo ajudar a consertar os problemas do Brasil. E eu entro nessa pré-campanha de senador com a certeza de que o Brasil tem conserto.”
O tucano destacou a trajetória de avanços capixabas desde o início dos anos 2000 e disse que o PSDB participou desse ciclo. “Desde o primeiro governo de Paulo Hartung, em 2002, o Espírito Santo deu saltos em todos os aspectos, mas principalmente na confiança da população nas lideranças do Estado. Temos orgulho do que foi feito nestes 20 anos. E o PSDB faz parte dessa história.”
Questionado sobre a disputa interna no campo casagrandista pela segunda vaga ao Senado – também cobiçada por nomes como Da Vitória (PP), Euclério Sampaio (MDB) e Enivaldo dos Anjos (PSB) –, Luiz Paulo disse que pretende se credenciar pela história e pela coerência. “Nós vamos nos credenciar para ser a melhor escolha para essa aliança”, afirmou.
Ele também declarou apoio ao projeto majoritário liderado por Casagrande e Ferraço: “Queremos fazer parte da aliança liderada pelo governador Renato Casagrande, torcendo para que ele de fato saia candidato a senador, é uma decisão dele, e que Ricardo Ferraço assuma o governo.”
Metas do PSDB no Espírito Santo
Além da disputa ao Senado, o PSDB tem como meta eleger três deputados estaduais e, pelo menos, um deputado federal no Espírito Santo. Hoje, o partido conta com dois parlamentares na Assembleia – Vandinho Leite e Mazinho dos Anjos – e não tem representação na Câmara dos Deputados.
Uma das estratégias é atrair quadros da administração estadual para disputar pelo partido em 2026. O secretário de Agricultura, Enio Bergoli, já está filiado e é considerado pré-candidato à Câmara. Outro nome em negociação é o secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, atualmente no União Brasil.
Nacionalmente, segundo Marconi Perillo, a meta é dobrar a atual bancada tucana na Câmara, que hoje tem 14 deputados.
Vandinho: Senado precisa de mais qualidade
O deputado estadual Vandinho Leite reforçou que Luiz Paulo é um aliado histórico de Casagrande e Ferraço e defendeu que sua presença pode melhorar o debate em Brasília. “Acreditamos que a competência dele, a sobriedade, em uma chapa ao lado do governador Casagrande, como dupla no Senado, pode qualificar muito o Senado. O Brasil precisa de quadros mais qualificados nesse ambiente que deveria ser palco dos debates mais qualificados do país, mas onde infelizmente estamos tendo debates tão desqualificados.”