Prefeitura amplia efetivo e aposta na integração com forças de segurança para reduzir criminalidade
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, convocou nesta quarta-feira (9) os primeiros 50 novos agentes da Guarda Civil Municipal. O concurso público da corporação foi realizado em 2023, por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), e teve o resultado final publicado no último dia 31.
A ampliação do efetivo faz parte de uma estratégia maior iniciada na gestão do ex-prefeito Sergio Vidigal. “Estamos comprometidos em levar mais segurança para nossa população. A chegada desses novos agentes reforça nosso compromisso para tornar a Serra uma cidade ainda mais segura, com mais presença da Guarda nas ruas e uma resposta mais rápida e eficiente contra o crime”, afirmou Weverson.
Plano de gestão prevê Guarda 24h e integração com Estado
A iniciativa integra o plano de gestão que prevê investimentos em capacitação, ampliação do efetivo da Guarda e atuação 24 horas nos próximos quatro anos. A prefeitura também reforça a parceria com o Governo do Estado e as forças de segurança para intensificar o combate ao crime e garantir mais proteção à população.
“Trabalhamos de forma organizada para promover a cultura da paz e já estamos colhendo importantes frutos para a nossa população, pois, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), já tivemos reduções significativas de crimes nesses primeiros meses de 2025, comparado ao ano anterior, em que posso destacar 16,4% de redução em roubos e furtos a veículos, 28,9% de redução em crimes contra o patrimônio e 78,57% de redução em homicídios, índice que está no menor patamar histórico”, destacou o prefeito.
Videomonitoramento e atuação estratégica contra o crime
Além do aumento do efetivo, a Prefeitura da Serra tem investido na ampliação do sistema de videomonitoramento, na integração das forças de segurança e no fortalecimento do patrulhamento em áreas estratégicas. Entre as estratégias estão o foco na prevenção, a articulação entre a Guarda Civil Municipal e outros órgãos municipais com as polícias Militar e Civil, e o combate à impunidade.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, também destacou a importância da medida. “Essa convocação representa mais do que o reforço na segurança: é o reconhecimento do esforço de homens e mulheres que se dedicaram para servir à nossa cidade. É motivo de orgulho ver a Guarda Municipal sendo fortalecida. Seguiremos trabalhando para tornar a nossa atuação cada vez mais inteligente, estratégica e presente no dia a dia dos moradores e mais próxima das comunidades”, afirmou.
Informações e foto: PMS