As ruas e avenidas de Vila Velha começam a ser tomadas por romarias dentro da programação da 455ª Festa da Penha. O evento reúne milhares de fiéis em procissões que cruzam a Grande Vitória, tendo como destino principal o Convento da Penha, marco final da maioria dos trajetos.
Neste sábado (26), as atividades começaram às 8h com a Romaria das Pessoas com Deficiência, saindo do Santuário de Vila Velha em direção à Igreja do Rosário, na Prainha. Simultaneamente, foi celebrada a Missa da Diocese de São Mateus no Campinho do Convento. Às 10h, partiu do Parque da Prainha a Romaria dos Adolescentes. À tarde, às 16h, é a vez da Romaria da Diocese de Cachoeiro, também no Campinho.
A tradicional Romaria dos Homens está marcada para as 18h, com Missa de Envio na Catedral de Vitória. De lá, os fiéis seguirão pela rua José Marcelino, passarão sob o Viaduto Caramuru, cruzarão o Parque Moscoso e continuarão pela avenida Marcos de Azevedo e Vila Rubim. O trajeto segue pela Segunda Ponte em direção a Vila Velha, passando pelas avenidas Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro e Champagnat, além da rua Antônio Ataíde, até o Parque da Prainha.
No domingo (27), a programação começa com a Remaria, com concentração às 7h30 na Praia do Ribeiro, na Praia da Costa. Às 8h, tem início a Moto Romaria, que sai do Parque de Exposição de Viana e segue até a Prainha, percorrendo 37,2 km com apoio de 73 motociclistas batedores.
Ainda no domingo, às 9h, será celebrada a Missa da Romaria da Diocese de Colatina. Às 15h30, parte a Romaria das Mulheres, que celebra 30 anos em 2025, com saída do Santuário de Vila Velha e encerramento com Missa no Parque da Prainha.
Na segunda-feira (28), Dia da Padroeira do Espírito Santo, a programação continua com a Romaria dos Ciclistas de Vitória, às 7h, saindo do Atlântica Parque. Às 8h, duas romarias acontecem: a dos Conguistas, partindo do portão do Convento até o Campinho, e a dos Ciclistas de Vila Velha, que sai da praça Sebastião Cibien, em Cobilândia, percorrendo cerca de oito quilômetros.
A Festa da Penha 2025 tem como tema “Com Maria, peregrinos da esperança” e acontece dentro do contexto do Jubileu da Igreja Católica. A programação inclui 52 missas e 12 romarias ao longo de nove dias. A realização é da Mitra Arquidiocesana de Vitória, do Convento da Penha e da Associação dos Amigos do Convento da Penha, com correalização do Espírito Santo Convention Bureau e da Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Informações e foto: PMVV