Entre cordas, casacas e tambores, o cantor e compositor Sandrera apresenta o EP FolKongo, um trabalho que propõe uma fusão inédita entre o Folk e o Congo, manifestação tradicional da cultura musical do Espírito Santo. O projeto nasce do encontro entre dois universos distintos, mas conectados por afinidades como a simplicidade melódica e o compromisso de cantar a vida, a memória e o cotidiano dos povos.
Composto por quatro faixas — sendo três congos tradicionais e uma canção autoral — o EP constrói uma nova paisagem sonora ao reunir elementos característicos do Folk, como violino, banjo e steel guitar, com instrumentos típicos do Congo, a exemplo da casaca e do tambor. O resultado é um diálogo musical que respeita a ancestralidade e, ao mesmo tempo, amplia suas possibilidades estéticas.

Idealizado a partir da relação de Sandrera com a cultura popular capixaba, especialmente com o Congo, o FolKongo valoriza a tradição como uma força viva e pulsante. O trabalho reafirma a identidade cultural do Espírito Santo em uma abordagem contemporânea, acessível a diferentes públicos.
“O FolKongo nasce da vontade de expandir minha linguagem, sem perder a essência. É um projeto onde o Folk dialoga diretamente com a cultura tradicional do Espírito Santo, o Congo”, destaca Sandrera.
O EP FolKongo foi lançado nas principais plataformas digitais no dia 9 de janeiro. O projeto foi contemplado em edital da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), com recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Instagram: @sandrera_oficial
